Deputados aprovam criação do aglomerado urbano de Franca


23/04/2018 18:46 | Da Redação - Foto : José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (18/4), proposta que busca integrar e coordenar as políticas públicas voltadas á região de Franca. O Projeto de Lei Complementar 7/2018, de autoria do governo paulista, cria o aglomerado urbano da região.

Para o líder do PSB na Alesp, deputado Carlos Cezar, é importante promover o desenvolvimento socioeconômico para melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Vários municípios poderão se beneficiar não só do comércio de sapato, que é forte na região, mas de ações como o lixo, saneamento básico, transporte público, urbano e intermunicipal. A ideia é pensar as cidades de forma mais moderna beneficiando a sua população", disse.

A deputada Leci Brandão (PCdoB) afirmou ser favorável a todo e qualquer projeto que melhore a vida das pessoas. "Esta é uma medida importante economicamente e socialmente. Conheço a cidade de Franca, ela tem um desenvolvimento econômico enorme. Quando chega a Assembleia um projeto que cria uma aglomeração urbana, temos que ser favoráveis, independente de partido", explica.

Segundo o deputado Roberto Engler (PSB), ao longo de 2017, ele reuniu-se com lideranças das cidades envolvidas para preparar a criação da aglomeração urbana. "É uma grande satisfação e uma grande alegria. A medida vai fortalecer, política e administrativamente, a nossa região. Esperamos, em breve, receber o governador Márcio França em Franca, numa grande reunião, para sancionar, finalmente, este projeto", disse Engler.

A lista de cidades que farão parte do aglomerado inclui 19 cidades: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Para a criação do aglomerado foi escolhida a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa, que promoveu estudos de caracterização da área sugerida, com destaque para análise dos sistemas: urbano; estrutura urbana e eixos de transporte; socioeconômico; e sistema ambiental, entre outros.

A Aglomeração Urbana de Franca está localizada estrategicamente no extremo nordeste do estado de São Paulo, entre a Região Metropolitana de Ribeirão Preto e o Triângulo Mineiro, dois polos de desenvolvimento de projeção nacional e reúne cerca de 648 mil habitantes, em área de 8.403 km2. Tem como polo a cidade de Franca, conhecida como a capital nacional do calçado, a maior produtora de calçados masculinos do Brasil e da América Latina.

alesp