Direitos de deficientes visuais são debatidos em audiência
Com a intenção de discutir os direitos de pessoas com deficiência visual, uma audiência pública sobre os desafios e as perspectivas da visão monocular foi realizada na última quinta-feira (26/4), no Auditório Teotônio Vilela.
O deputado Marcos Martins (PT), autor da Lei 14.481/2011, que classifica a visão monocular como deficiência visual, falou sobre sua importância. "As pessoas que têm uma única visão e sofrem com isso nos procuraram. Precisamos que essa lei seja respeitada. Além dos deficientes, que são os reivindicantes, esse também é um problema de todos nós."
Severino Leite Diniz, padre da paróquia Nossa Senhora Aparecida, sofreu um acidente e perdeu a visão em 1973, quando trabalhava como operador de máquina de terraplenagem. Em decorrência disso, acabou ficando sem emprego. "Não recebi indenização, e ficou por isso mesmo". Diniz ainda falou sobre o preconceito. "Existe muito desprezo pelos deficientes. Preferem cuidar de quem é perfeito, é uma consideração errônea do ser humano. Uma coisa era o Severino quando tinha a visão completa, outra é o Severino com deficência", lamentou.
Cezar Liper, presidente do Instituto Lusófono de Inclusão Social (Ilis), também é monocular " perdeu a visão em um acidente de carro. Possui carteira de deficiente na Argentina, onde já morou, mas no Brasil é aposentado por invalidez. Ele reforçou que não há informações acessíveis a respeito da deficiência e do tratamento adequado. "Há uma falta de esclarecimento. Além disso, falta acompanhamento médico, porque o SUS não cumpre o seu papel."
Durante a audiência, pessoas que possuem a deficiência questionaram a incoerência com relação à legislação, e pediram que seus direitos sejam atendidos.
Também compuseram a mesa o fisioterapeuta Eduardo Santana Cordeiro, o auditor fiscal do trabalho José Carlos do Carmo, a representante da Secretaria de Transportes Metropolitanos Maristela Hespanhol, o advogado Sulivan Lincoln Ribeiro e o defensor público Rafael Pitanga Guedes.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições