Ato em homenagem às vítimas do genocídio armênio


27/04/2018 12:33 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:

Pedro Tobias (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222095.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias participou na última semana, no plenário da Alesp, de ato solene com a finalidade de homenagear os mártires armênios, vítimas do genocídio que completa 103 anos. A cerimônia foi uma iniciativa do deputado Marco Vinholi.

Durante a solenidade, Pedro Tobias solidarizou-se ao povo armênio e aconselhou a todos os presentes que contem a triste história para seus filhos e netos refletirem sobre a barbárie cometida pelas forças do Império Otomano durante a primeira Guerra Mundial. "Estima-se que, entre 1915 e 1917, cerca de 1,5 milhão de armênios foram obrigados a deixar suas casas em caravanas rumo aos desertos. Muitos morreram pelo caminho de fome, sede, moléstias e atacados pelas tropas do Império Otomano. Esse genocídio não pode ser esquecido jamais", salientou Pedro Tobias.

O deputado lembrou que foi o autor da Lei 15.813/2015, que instituiu o Dia Estadual de Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, celebrado todo dia 24 de abril. "Essa data foi escolhida por ter sido o dia em que, no ano de 1915, lideranças armênias foram presas e mortas pelas tropas do Império Otomano, dando início ao genocídio", explicou Pedro Tobias.

Atualmente, a população da Armênia é de 3,2 milhões de pessoas. No Brasil, a maior parte da comunidade armênia concentra-se em São Paulo e no município de Osasco, que reúne cerca de 130 mil pessoas.

alesp