Produção de combustível alternativo para veículos


09/05/2018 12:55 | Da assessoria do deputado Celso Nascimento

Compartilhar:

Celso Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Celso Nascimento, líder do PSC e membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvi­mento Susten­tável, protocolou um reque­rimento solicitando infor­mações da Sabesp sobre o programa de produção de biometano, gás obtido a partir do tratamento do esgoto urbano. A reunião aconteceu em 8/5, no plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa.

O biometano é resultado de uma série de filtragens feitas a partir do gás resultante dos resíduos sólidos processados nos biodigestores das estações de tratamento. O gás está sendo utilizado na frota da Sabesp no município de Franca no lugar de etanol ou gasolina.

O parlamentar considera o projeto inovador, já que sua utilização não agride o meio ambiente e representa economia. "Isso é um grande avanço, já que essa tecnologia é inovadora e não agride o meio ambiente. O uso do biogás evita o lançamento de metano e gás carbônico na atmosfera. Além da economia em relação à gasolina, o biometano reduz em até 90% as emissões de poluentes", justificou.

"Iniciativas como essa merecem ser incentivadas e servem de exemplo para que outras empresas possam investir nesse segmento", disse.

Durante a reunião, o deputado solicitou informações também sobre a quantidade de esgoto jogado nos rios e córregos da Região Metropolitana de São Paulo.

alesp