Centro de Referência para Alzheimer em Limeira


09/05/2018 12:58 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid e Marcelo Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Limeira poderá ganhar um Centro de Referência para Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer. O projeto foi tema de uma reunião entre o depu­tado Edmir Chedid e o vereador Marcelo Rossi, na Assembleia Legislativa.

O Alzheimer é uma doença neurodege­nerativa que afeta, sobretudo, a população com mais de 60 anos de idade. Provoca a perda progressiva das funções cerebrais (memória, linguagem, razão e noções de tempo e espaço) e ainda não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados com tratamentos médicos e terapêuticos.

A proposta do vereador Marcelo Rossi é que Limeira tenha um centro especializado na doença, com equipes multidisciplinares para atendimento a pacientes e familiares (com médicos, psiquiatras, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros). O local também seria responsável pela realização de campanhas educativas.

"Essa não é uma causa de uma cidade, ou mesmo de um Estado. É uma causa humanitária", disse o vereador, que também é médico.

O deputado Edmir Chedid elogiou a iniciativa e comprometeu-se a buscar recursos para ajudar a tirá-la do papel. "Essa é uma causa nobre, que merece todo o nosso apoio. Futuramente, este projeto pode se transformar em uma política estadual para tratamento e prevenção do Alzheimer", disse.

alesp