CPI dos Maus-Tratos Contra Animais aprova relatório final


10/05/2018 14:33 | Henrique Spatuzzi - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Feliciano Filho preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Lancaster<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Kaká<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Maus-Tratos Contra Animais realizou a sua última reunião para aprovar o relatório do deputado Pedro Kaká (PODE). Ao longo de seus seis meses de duração, a CPI abordou a caça de javalis, o uso de animais no ensino e a exportação marinha de bovinos vivos.

"O resultado final foi brilhante. Deixamos clara a ausência do Estado nos casos de caça a javalis e a falta da policia ambiental. Tomara que agora, com os órgãos competentes atuando, faça com que a lei seja cumprida. Ouvimos também a Universidade Estadual de Campinas sobre o uso de animais no ensino, e conseguimos que o reitor reconhecesse que estava equivocado a respeito do uso de métodos substitutivos", disse o presidente da CPI, Feliciano Filho (PRP).

O relator Pedro Kaká comentou o que achou do relatório e dos trabalhos realizados pela CPI. "Nem um relatório é conclusivo, é parte integrada de tudo que foi possível dentro de um curto período. Considero que esse relatório, depois de aprimoramentos e discussões com os outros parlamentares, um resumo fundamental. O fim dos maus-tratos não é uma vontade só minha, é de quem ama a vida, para aprimorar nossa relação com todos os seres vivos." Ele ainda disse esperar que as autoridades - Ministério Público, governador, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - consigam cumprir os seus papéis.

Estiveram presentes os deputados André Soares (PSDC), Célia Leão (PSDB), Gil Lancaster (PSB), Ricardo Madalena (PR) e Wellington Moura (PRB).

alesp