Maio Lilás promove conscientização sobre luta sindical


09/05/2018 19:55 | Larissa Seretti

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de conscientizar a respeito dos direitos dos sindicatos e sua importância, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove neste mês a campanha Maio Lilás. Realizado em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, o movimento foi oficializado na segunda-feira (7/5), na sede da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília.

Durante o mês de maio, cada procuradoria regional realizará uma programação diferente relacionada à liberdade sindical e às práticas antissindicais. A iluminação das sedes de órgãos públicos com a cor lilás, laços e fitas em edifícios e debates sobre os direitos dos trabalhadores serão os principais símbolos da campanha. Revistas em quadrinhos com informações também serão lançadas durante o mês.

A campanha, iniciada em 2017, ganha mais força neste ano devido à reforma trabalhista.

O lilás foi escolhido por ser a cor do tecido que era confeccionado em uma fábrica têxtil em Nova York no momento em que ocorreu um incêndio. Em 8 de março de 1857, 129 mulheres que trabalhavam no local foram trancadas e morreram por lutarem por salário digno e redução de jornada.

Os sindicatos são associações que ajudam e unem seus membros na luta por direitos. Eles realizam, por exemplo, acordos coletivos e intervenções em ações judiciais, além de auxiliar os trabalhadores por meio de projetos e denúncias trabalhistas.

alesp