Assembleia sedia seminário sobre verbas para esportes


15/05/2018 12:32 | Da redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino


A Assembleia Legislativa sediou, na terça-feira (15/5), o seminário Verbas Estratégicas para a Atividade Física e o Esporte. O evento reuniu secretários de esporte de cidades paulistas e profissionais da área de educação física, no Auditório Paulo Kobayashi.

Durante o seminário, o presidente da Associação Brasileira das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer Humberto Aparecido Panzetti apresentou a palestra Atribuições de um Gestor de Esporte e a Lei de Incentivo Federal, com um panorama sobre as leis do desporto existentes no país, a situação em que se encontra o esporte e as dificuldades para obter verbas a serem usadas em programas de esportes. "Em geral, temos pouca verba e gasta-se errado. O maior projeto de políticas públicas do esporte nacional é a aula de educação física nas escolas, e ainda queriam tirá-la do currículo", criticou.

Panzetti considera que o esporte vive um casuísmo, em que o cargo de gestor de esporte é muitas vezes destinado a quem é ou foi atleta. "Os recursos existem e, com a política, podemos colaborar. O esporte é essencial no país e, na minha opinião, tudo ocorre nos municípios. Mas o político não deve achar que ter compromisso com o esporte é somente cortar a fita de inauguração de uma quadra", disse. A deputada federal Renata Abreu (Pode/SP) defendeu que o esporte é importante na vida das crianças e pode ser um meio de transformação social. "Acredito muito no esporte e, por isso, destinei cerca de R$ 7 milhões principalmente para reformar campos de futebol em diversas localidades, a fim de tirar crianças das ruas."

Ao longo do dia, foram ministradas outras palestras. A conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Estado de São Paulo Érica Verderi falou sobre Exercícios Funcionais da Terceira Idade: um novo olhar para o envelhecimento. Daniel Carreira, doutor em saúde da criança e do adolescente pela Universidade de Campinas (Unicamp), trouxe o assunto Políticas Públicas para a Educação Física Escolar. O tema Criação e Gestão de Fundos Esportivos foi abordado pelos fundadores do Instituto de Estudos da Política Planetária (IEPP) Cybele da Silva e Rogério Freitas.

O evento foi uma iniciativa do partido Podemos, do Conselho Regional de Educação Física (Cref-4/SP) e da ONG Panathlon Club do Brasil. Além dos citados, a mesa foi composta pelo presidente do Cref-4/SP Nelson Leme da Silva Jr, pelo vice presidente do Cref-4 e presidente do Panathlon Club do Brasil Pedro Roberto Pereira de Souza.