Expansão de tratamento do câncer de mama é aprovada na Alesp


16/05/2018 11:18 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223270.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acaba de ser aprovado em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na terça-feira (15/5), o Projeto de Lei 854/2016, de autoria do deputado Marcos Damasio, que defende a expansão de Centros de Alta Resolutividade (Care), nos moldes do implantado no Hospital Pérola Byington, para diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ainda de acordo com a propositura, os centros deverão ser instalados em hospitais regionais estratégicos com o principal objetivo de colocar à disposição em todo o Estado esse eficiente modelo de atendimento, que reduziu drasticamente o tempo de diagnóstico e o número de casos avançados.

"Ao descentralizar o atendimento, conseguimos evitar a superlotação nos hospitais da capital e o deslocamento dos moradores, que contarão com centros mais próximos a suas residências. Outro ponto positivo é a resolução entre o diagnóstico e o início do tratamento", defendeu o parlamentar, que comemorou a aprovação do projeto, que agora segue para sansão do governador Márcio França.

Segundo relatos de especialistas do Hospital Pérola Byington, não são necessários altos investimentos para implantação de um Care. O maior trabalho é reorganizar os setores, principalmente nas unidades hospitalares que já contam com equipamentos para atendimento oncológico.

alesp