Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards


22/05/2018 12:03 | Da assessoria da deputada Clélia Gomes

Compartilhar:

Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Clélia Gomes, procuradora especial da Mulher na Alesp, promoveu no sábado (19/5) o evento Todos os Amores São Perfeitos, em celebração ao Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, no plenário Teonônio Vilela. A cerimônia contou com a presença de famílias, médicos especialistas e pessoas apoiadoras da causa. Clélia foi a proponente da Lei 16.653/2018, que institui o dia 6 de maio como o Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards. "Trabalhei muito para que a lei fosse aprovada e, poder comemorar com este evento é uma grande honra. É meu dever como parlamentar trazer um tema tão importante para o ambiente público e político, com isso quero sensibilizar a sociedade e profissionais da saúde para que juntos lutem pelos direitos e pela vida dessas crianças", disse a deputada.

Especialistas da área médica e jurídica conversaram com pais para orientar e tirar dúvidas sobre a síndrome. O ciclo de palestras teve a participação da advogada na área da família e previdenciária, Carla Caseline, e de Gleyce Cobra, médica especialista em UTI Infantil pela Unifesp. Houve também uma roda de conversa com as famílias presentes. O encerramento foi feito com a fundadora da Associação Síndrome do Amor, Marília Castelo Branco.

A Síndrome de Edwads é a segunda mais frequente no Brasil e fica atrás somente da Síndrome de Down.

alesp