"Observatório Retratado" expõe perfis de artistas na Alesp


24/05/2018 19:46 | Larissa Seretti - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Exposição Observatório Retratado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223646.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prila Maria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223644.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Observatório Retratado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223645.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Observatório Retratado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Observatório Retratado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Observatório Retratado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223648.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Observatório Retratado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223649.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representando a cultura underground, a exposição "Observatório Retratado", da artista plástica Prila Maria, foi instalada no Espaço Heróis de 32 da Assembleia Legislativa. A mostra conta com 54 pinturas de diversos artistas. Underground, palavra que significa subterrâneo em português, é usado para denominar cultura diferente, que não se encaixa nos padrões da sociedade.

Priscila Nunes da Silva, mais conhecida como Prila Maria, é uma artista plástica de São Bernardo do Campo. Ela explica o surgimento da exposição. "Fiz a minha monografia quando eu estava me formando em comunicação, e durante o trabalho tive muita dificuldade para encontrar publicações bibliográficas relevantes sobre o cenário underground, o tema que eu estava escrevendo. Isso me trouxe muita frustração. Quando terminei meu trabalho, decidi que ia me dedicar a pintar o rosto dessas pessoas porque eu queria que existisse algum registro para que eles fossem lembrados um dia."

Prila explica como produz suas pinturas. "Eu uso látex, pincel, caneta posca sobre papel canson. E sempre um pote de tinta preta e outro de tinta branca, até chegar às tonalidades que quero", disse. Além disso, a artista explica que a maioria das pessoas retratadas na exposição não são conhecidas por ela. Seu objetivo era mostrar uma série de pessoas que contassem a história do Underground paulistano.

Henrique Alves, curador, explicou qual foi a concepção usada para montar a exposição. "Montei assim porque eu queria ter uma visualização em 3D. Quando se está em certo ponto da entrada, é possível ver quase todas as fotos, acredito que devam estar em movimento, porque são ideias e conhecimentos que ela absorveu e adquiriu. Acreditei que as pinturas flutuantes ficariam mais adequadas com o que foi esse momento para a vida da artista."

A paulista já participou de outras exposições, mas esta é a primeira individual. Ela já está realizando outra mostra, porém com 100 retratos sobre o ABC paulista.

Exposição: Observatório Retratado

Curador: Henrique Alves

Período: até o dia 30/5

Horário: de segundas a

sextas-feiras, das 9h às 18h 

Local: Espaço Heróis de 32

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera 

Informações: (11) 3886-6610 Entrada gratuita

alesp