Projeto busca prevenir acidentes com pipa e motociclistas


30/05/2018 18:43 | Da Redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg224005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa obriga as empresas montadoras de motocicletas a instalarem hastes metálicas protetoras contra linhas de pipas nos guidões.

Para o deputado Aldo Demarchi (DEM), autor da iniciativa, o objetivo é evitar os acidentes causados por linha de pipa. "É necessário priorizar todas as iniciativas que visem à proteção dos condutores de motos diante desse grave perigo, que tem acabado com a vida de muitos cidadãos de maneira trágica. Acreditamos que a colocação dessas hastes evitará sobretudo as mortes causadas pelas linhas de pipa", afirmou.

O Projeto de Lei 61/2004 adaptará as motos novas e já fabricadas. Segundo a Associação Brasileira de Motociclistas, em média 25% dos acidentes envolvendo motos e linhas de pipa são fatais para o motorista.

Aldo Demarchi também é autor de uma lei aprovada há 20 anos, que proíbe a fabricação de cerol no Estado de São Paulo.

A medida foi aprovada em 29/5 pelo plenário da Alesp e ainda depende da sanção do governador para entrar em vigor.

alesp