Exposição exibe quadros e esculturas de cerâmica


05/06/2018 14:55 | Larissa Seretti - Foto : Raphael Montanaro

Compartilhar:

Exposição Universo Cerâmico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224125.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Universo Cerâmico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224124.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Universo Cerâmico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Universo Cerâmico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224126.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Universo Cerâmico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224128.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eliana Tsuru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224129.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A exposição Universo Cerâmico realiza sua terceira edição na Assembleia Legislativa. Locali­zada no Hall Monumental, a mostra possui quadros e esculturas de cerâ­mica, produzidos por artistas de diversos

Estados brasileiros.

A curadora e ceramista Eliana Tsuru explicou como ocorreu a ideia de montar a exposição, há quatro anos. "Surgiu em uma mostra que fiz para os meus alunos na cidade de Embu das Artes, em um espaço público. Na ocasião, uma jornalista me entrevistou para uma reportagem sobre cerâmica, e sugeriu que eu fizesse uma exposição daquele porte, para os ceramistas. Nasceu então a ideia deste Universo Cerâmico, que abrangeria tudo que abordava a técnica."

Os materiais usados na produção das obras são argila, e as técnicas variam desde o barro cozido em baixa até alta temperatura. "A intenção dessa exposição é mostrar que a cerâmica não é só um projeto artesanal, para que as pessoas a enxerguem como obra de arte", disse Eliana.

Neste ano, a exposição conta com obras de artistas de vários lugares do país " como o pernambucano Francisco Brennand, um dos ceramistas mais conhecidos do país e do mundo, que será homenageado.

Eliana Tsuru é ceramista há quinze anos, e trabalha como professora de pintura e cerâmica. Em março de 2018, a artista também realizou a exposição Mottainai, no festival japonês 11º Nikkey Matsuri, no Memorial da América Latina.

Já foram realizadas duas edições anuais na Alesp, sendo que a segunda agradou muito ao deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que neste ano apadrinhou o evento.

Exposição 3º Universo Cerâmico

Curadora: Eliana Tsuru

Período: até o dia 15/6

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Hall Monumental

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610

alesp