Audiência Pública do Orçamento acontece em Barretos

Audiências Públicas Orçamento 2019 - Barretos
08/06/2018 19:10 | Marina Mendes - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Betinho da Comunidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anderson Cristiano-Balinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Elson Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224411.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Graça Lemos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224412.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Nilton Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224413.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento em Barretos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Paula Lemos e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 3ª Audiência Pública do Orçamento 2019 promovida pela Comissão de Finanças da Alesp foi realizada na cidade de Barretos, sede da região administrativa de mesmo nome no Estado de São Paulo. A reunião aconteceu na Câmara Municipal, na quinta-feira (7/6). A maioria das reivindicações apresentadas relacionou-se à saúde.

Para o deputado Orlando Bolçone (PSB), vice-presidente da comissão e presidente da audiência, a região tem sido participativa nos encontros anuais. "A cidade de Barretos tem dado sugestões importantes, que ou são incorporadas em políticas públicas, como ocorreu com os programas Recomeço e Bom Prato, ou configuram intervenções diretas, como as melhorias nas rodovias Assis Chateaubriand e Faria Lima", disse.

Além do presidente, compuseram a mesa a vereadora de Barretos Paula Oliveira Lemos (PSB), o diretor executivo do Consórcio para o Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar) Vitor Borges, o presidente da Câmara Municipal de Cajobi, Anderson Cristiano de Moraes (o Balinha - PSB) e a diretora regional de Planejamento de Barretos, Maria da Graça Lemos.

Saúde

Paula Lemos solicitou investimentos para a Santa Casa de Barretos e a criação de um centro de referência de atendimento à mulher " e também fez referência à população de animais de rua. "A questão animal é também de saúde pública. Precisamos considerá-la dentro da saúde, para conseguir verbas e solucionar esses problemas."

A vereadora também falou sobre as deficiências no serviço de perícias. "A região tem um problema sério relacionado à falta de legistas. Estamos com um déficit de pelo menos três médicos, prejudicando diretamente a população. O Instituto Médico Legal (IML) de Barretos precisa fazer novas contratações, além de melhorar sua estrutura."

O vereador de Barretos Elson dos Santos, representando o deputado Sebastião Santos (ambos do PRB), também solicitou investimentos para a Santa Casa de Barretos.

O ex-prefeito de Colina Valdemir Antonio Morales participou, representando o deputado Marco Vinholi (PSDB). "Precisamos reservar recursos para a conclusão do Hospital Regional de Bebedouro. Assim, a população será melhor atendida e a Santa Casa de Barretos ficará menos sobrecarregada", disse.

Para Balinha, é importante valorizar os funcionários da saúde, aumentando o teto salarial. Além disso, defendeu: "Precisamos de recursos para a compra de medicamentos, é importante atender principalmente as pessoas internadas."

Assistência social

Newton Vieira, coordenador da pasta municipal de Pessoas com Deficiência, solicitou que Barretos seja contemplada com um centro de convivência. "As pessoas com alguma limitação, que ficam em casa sozinhas, poderiam conviver e praticar atividades educativas, culturais e até ser capacitadas para o mercado de trabalho", explicou.

Paula Lemos sugeriu outra forma de apoio: "Os funcionários públicos que tenham uma pessoa dependente de seus cuidados, como uma criança ou um adulto com deficiência, deveriam ter um horário diferenciado de trabalho, sem precisar fazer compensações."

Outros

Vitor Borges falou em nome dos prefeitos da região. "Estamos preocupados com a gestão de resíduos da construção civil. Nosso pleito é a aquisição de uma usina móvel para reciclagem de entulhos. O substrato do que era lixo pode ser aproveitado, por exemplo, como material para pavimentação."

Para Paula Lemos, é importante melhorar o acesso à cidade. "Precisamos de investimentos em nosso aeroporto, para que os serviços de saúde, que são referência em Barretos, possam ser melhor prestados " com a maior mobilidade de médicos especialistas, por exemplo."

Elson dos Santos também solicitou melhorias no aeroporto, bem como na pavimentação asfáltica urbana.

Paulo Roberto Rocha dos Santos (o Betinho da Comunidade " PSDB), vereador de Barretos, pediu investimentos em programas de esporte e educação. "Temos de dar oportunidades para as crianças. Se olharmos para as comunidades das favelas e do morro, estaremos fazendo um bom trabalho", argumentou.

Orlando Bolçone avaliou positivamente os trabalhos. "Essa foi uma audiência de qualidade, pela representatividade das lideranças aqui presentes. Prefeitos, vereadores e deputados estiveram muito bem representados na apresentação de suas reivindicações."

Newton Vieira também opinou: "As audiências do orçamento funcionam. Em 2012, fizemos aqui solicitações de melhorias nas nossas rodovias, e foram atendidas. Convido a população a participar dos eventos para fazer suas reivindicações."

As próximas audiências do orçamento ocorrerão na segunda-feira (11/6) em Itapetininga, às 10h, e Itararé, às 18h. A programação completa e atualizada pode ser consultada pelo endereço www.al.sp.gov.br/alesp/audiencia-publica/?id=120.

alesp