Davi Zaia vota contra a PEC do teto


11/06/2018 12:37 | Da assessoria do deputado Davi Zaia

Compartilhar:

Davi Zaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224449.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última terça-feira (5/6), o deputado Davi Zaia, votou contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC/05/2016), que aumenta o teto salarial dos servidores públicos estaduais.

De acordo com o parlamentar, a decisão é preocupante tendo em vista a situação econômica atual do Brasil. "O aumento acentua as diferenças salariais dos servidores públicos e pode criar dificuldade para a gestão da política salarial do Estado", explica.

Com a aprovação da PEC 5 o limite máximo deixa de ser o salário do governador, atualmente de R$ 22,3 mil, e passa a ser o de procurador do Estado e desembargadores do Tribunal de Justiça, que é de R$ 30,4 mil.

O estado conta com mais de um milhão de servidores, considerando ativos, aposentados e pensionistas. Com a aprovação da proposta, apenas uma pequena parte destes servidores será beneficiada, a um custo próximo a um bilhão de reais quando atingir sua totalidade.

"Apesar de termos saído do pior da crise, ainda não temos a segurança de que a economia terá um crescimento sustentável. O momento ainda é de muita insegurança quanto ao comportamento econômico do país, uma medida como essa pode trazer sérias dificuldades, principalmente em relação aos limites da lei de responsabilidade fiscal", conclui o parlamentar.

alesp