Bombeiros que trabalharam no incêndio do Wilton Paes de Almeida são homenageados


11/06/2018 14:23 | Da redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Ato Solene em Homenagem ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em Homenagem ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224476.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bombeiros homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224477.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário Fonseca Ventura, Eduardo Rodrigues Rocha, Coronel Camilo, Sérgio Turra Sobrane e Eduardo Rodrigues Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224478.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Rodrigues Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu homenagens em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa. O evento aconteceu na segunda-feira (11/6), no plenário Juscelino Kubitscheck. Foram reconhecidos os bombeiros, os patrulheiros e os cães que trabalharam no incêndio ocorrido no Edifício Wilton Paes de Almeida, no dia 1º de maio, no Largo do Paissandu, região central da capital paulista. O incêndio mobilizou, em 13 dias de operação, mais de 1.500 pessoas, entre bombeiros e policiais civis.

"Fizemos uma celebração ao Corpo de Bombeiros da PM, um pouco antecipado, já que é comemorado no dia 2/7. Aproveitamos para fazer uma homenagem a todos que atuaram nessas últimas ocorrências, sobretudo a do Largo do Paissandu, onde muitos bombeiros chegaram a permanecer até 20 horas em trabalho ininterrupto, com técnica, garra e dedicação; tentando localizar vítimas ainda com vida. A tragédia não foi pior, graças à atuação da PM, que inicialmente, desocupou o prédio e à atuação do Corpo de Bombeiros", declarou o deputado Coronel Camilo (PSD), proponente da cerimônia.

Foi destacada a equipe do Sargento PM Diego, que teve atuação chave no incêndio por tentar resgatar, entrando pelo prédio vizinho, Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, uma das vítimas.

Diego Pereira da Silva Santos e Caio Salgado Cora, 3º Sargentos e os soldados Esio Lemes Beirigo, Everton Henrique dos Santos de Freitas e Luciano Fernandes da Silva Costa receberam a Medalha da Constituição da Assembleia Legislativa.

As cadelas farejadoras do Corpo de Bombeiros também foram homenageadas, assim como os seus adestradores, com o Certificado de Agradecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade paulista e à PM do Estado de São Paulo. O 2º Sargento da PM Clóvis Benedito de Souza, e a cadela Hope; o 1º Tenente PM Felipe Carmelo Torres Zalpa, em nome do 3º Sargento PM Ricardo Oliveira dos Santos, em férias, e a cadela-filhote Moly; o Cabo PM Fabrício Miranda de Assumpção e a cadela Vasty, todas da raça Pastor Belga de Malinois; o Cabo PM Gerson Aparecido Henrique Ferreira e a cadela Sarah, além do soldado Gabriel Seuma Soares e da cadela-filhote, Wiki, ambas da raça Labrador.

Ainda foram homenageados, com o Certificado, os seguintes comandantes: Coronel PM José Marcelo Macedo Costa, do CPTran; Coronel Alexandre Gaspar Gasparian, comandante do CPChoque; Coronel Alexandre Cesar Pratis, comandante do 1º BPTran; Major Douglas Quiril, comandante interino do 7º BPM/M e o Tenente Coronel Genivaldo Antonio, comandante do 45º BPM/M. "Esses comandantes representam as tropas que participaram e, através deles, agradecemos a todos os envolvidos. Parabéns aos patrulheiros do 45º e do 7º Batalhão. Não tivemos um número maior de vítimas, pois essa tropa chegou rapidamente e realizou a evacuação não só do edifício Wilton quanto do prédio em frente, que também foi atingido", destacou Camilo.

O Coronel PM Eduardo Rodrigues Rocha, comandante do Corpo de Bombeiros, declarou que mesmo com todo empenho de homens e mulheres da corporação, que colocaram suas vidas em risco, a ocorrência resultou em 7 pessoas desparecidas, sendo 4 corpos localizados após dias de intensos trabalhos e também, a perda de um Patrimônio Histórico de São Paulo, ícone da arquitetura da cidade. "Foram 13 dias de trabalho, de 1 a 13 de maio, visando confortar as famílias dos desaparecidos, dar dignidade aos que partiram, preservar as edificações do entorno, minimizando tanto quanto possível, as perdas materiais e restaurar a normalidade da cidade, aliviando a dor das pessoas e permitindo, desta forma , que retomassem suas vidas, retornando o quanto antes, às suas rotinas. Por dia, foram mais de 70 profissionais do corpo de bombeiros, 20 viaturas e cinco cães. Devo ressaltar a integração dos diversos órgãos públicos e reconhecer o importante papel desempenhdo por todos os seus integrantes", disse o Coronel Eduardo Rodrigues Rocha.

"É um momento gratificante para nós, da Assembleia Legislativa, poder fazer essa homenagem e esse reconhecimento a esses Heróis do Fogo que fazem a diferença na vida das pessoas" finalizou Camilo.

Também estiveram presentes o Coronel da PM Marcelo Vieira Salles, comandante geral da PM; Sergio Turra Sobrane, secretário Adjunto de Segurança Pública, representando o governador Márcio França e o Coronel da PM, Mario Fonseca, presidente da Sociedade Veteranos de 1932 "MMDC. Compareceram também o deputado Coronel Telhada (PP), além de integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Associação Comercial de São Paulo.

alesp