Alternativas para atendimento oncológico na RM Vale


18/06/2018 11:09 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato (3º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224877.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Padre Afonso Lobato se reuniu, nesta quinta-feira (14/6), com diretores do Hospital Regional de Taubaté e dirigentes da Diretoria Regional de Saúde, para discutir estratégias de ampliação do atendimento oncológico na RM Vale e Litoral Norte.

A inserção do Hospital Pio XII de São José dos Campos na Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer para procedimentos cirúrgicos e de quimioterapia, e alternativas para ampliação do serviço de radioterapia em outras unidades de saúde do Vale do Paraíba, como a Santa Casa de Guaratinguetá, foram algumas opções discutidas no encontro realizado em Taubaté.

"Temos que ampliar o atendimento oncológico, pois diariamente, somos procurados por pessoas aflitas que buscam tratamento para um familiar que está com câncer", disse Padre Afonso.

Segundo ele, muita gente inserida na Rede, acaba esperando meses para a primeira consulta. "Há anos, trabalho para reduzir esse tempo de espera", completou.

Crítico à falta de recursos no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pacientes oncológicos, Padre Afonso comemora alguns avanços, mas alerta que isso ainda não é suficiente para atender a demanda. "Há pessoas que saem de Bananal para se tratar em Guarulhos. É um crime expor um paciente a uma viagem como essa", disse.

Participaram da reunião os diretores Marcio do Espírito Santo (administrativo), Caio Soubhia Nunes (médico) e Ana Cláudia Delage (técnica) do Hospital Regional e Nádia Maria Magalhães Meireles, nova diretora regional do DRS 17 e Maristela Luzia, diretora técnica do órgão.

alesp