Ampliação de academias adaptadas a pessoas com deficiência


27/06/2018 11:48 | Da assessoria do deputado Márcio Camargo

Compartilhar:

Imagem ilustrativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcio Camargo reiterou na sexta-feira, 22/6, à Assembleia Legislativa a necessidade de ampliação do Projeto Academia ao Ar Livre destinado a pessoas com deficiência. Desenvolvido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), o projeto é considerado referência em nível nacional.

O principal objetivo da medida é justamente facilitar a prática esportiva e colaborar para o bem estar da população. "A partir do Decreto 58.065/2012, o governo estadual pode celebrar convênios com as administrações municipais em prol da aquisição de equipamentos específicos de uma academia ao ar livre para serem instalados em praças e outros locais de uso público", completou.

Numa área de no mínimo 150 m², os recursos a serem repassados possibilitarão que sejam adquiridos 10 equipamentos, como simulador de caminhada, mais as placas indicativas que informem aos cidadãos qual uso adequado de cada aparelho. Geralmente associadas ao público da terceira idade, as academias servem para o uso de qualquer pessoa, inclusive as com deficiência física.

"O Estado de São Paulo tornou-se referência no país ao implementar essas academias ao ar livre, adaptadas inclusive para as pessoas com deficiência. Por isso, sugerimos aqui na Assembleia que mais recursos sejam destinados com a finalidade de contemplar um número ainda maior de municípios, mesmo aqueles que já possuem uma unidade", disse Marcio Camargo.

alesp