"Situação da saúde é desesperadora", diz parlamentar


28/06/2018 08:34 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Encontro na Secretaria de Saúde do Estado discutiu demandas dos municípios do interior <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid levou uma comitiva de prefeitos e vereadores do interior para uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, Marco Antonio Zago, na sede da pasta, em São Paulo.

Durante o encontro, realizado no último dia 21/6, o parlamentar relatou a situação crítica enfrentada por muitos municípios e cobrou a ampliação da oferta de exames, cirurgias e remédios de alto custo, entre outras ações emergenciais.

"A demanda pelos serviços públicos de saúde aumentou. Com a crise econômica e a alta do desemprego, muitas pessoas migraram dos planos de saúde para o SUS", afirmou Edmir Chedid, que é presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa.

Ele lembrou que muitas prefeituras já estão aplicando 30% do Orçamento na Saúde (por lei, elas são obrigadas a destinar 15%), e mesmo assim não conseguem suprir as necessidades da população.

"A situação é desesperadora. Precisamos trabalhar em conjunto para atender melhor a população", disse o deputado.

O encontro contou com a participação de representantes de Bragança Paulista, Joanópolis, Vargem, Pinhalzinho, Igaratá, Amparo e Itaporanga. A falta de exames, cirurgias e remédios de alto custo são problemas comuns a todos eles.

O deputado ainda destacou a necessidade de mais vagas para atendimento oncológico, a implantação de uma unidade da Rede Lucy Montoro (para reabilitação de pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras) e ampliação da oferta de consultas e exames no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Atibaia, que também é referência regional, entre outros pedidos.

Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Saúde do Estado, Antonio Rugolo Junior, além de diretores e coordenadores de área da pasta.

alesp