ILP promove curso para debater cenários políticos


28/06/2018 16:16 | Ciclo de palestras | Leo Martins - Fotos: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225706.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Schmit<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Schurgelies e Rogério Schmit<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou sua última palestra do ciclo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na última quinta-feira (26/6), no auditório Franco Montoro.

Com o tema "Cenários Políticos e Mensuração de Riscos", o cientista político Rogério Schmitt explicou as ferramentas de análise política, muito úteis em ano eleitoral. Segundo ele, quando se fala em riscos na política, a questão da economia pode ser destacada. "Se basear em dados e debater quais são os impactos se tal candidato for eleito, ou se tal partido for maioria no Congresso é necessário", exemplificou. "Lembrando que estamos falando de análises técnicas, o resultado do futuro é imprevisível", declarou.

Segundo Schmitt, há uma saturação de informação com a internet. "A TV ainda é o meio eleitoral mais tradicional. Há pessoas que acham que as eleições ainda não começaram, só porque a propaganda obrigatória gratuita ainda não iniciou", disse.

Para o presidente do ILP, Vinicius Schurgelies, o ciclo de palestras tem como principal objetivo aproximar o Legislativo da população. "É uma estratégia fazer o público visitar o Parlamento paulista e conhecer a atividade parlamentar desmitificando a política. Ter acesso a pesquisadores que trazem temas da academia para a Casa é fundamental na formação dessas pessoas", disse.

Para o estudante de gestão pública Elias Miranda, a palestra trouxe esclarecimentos. "Eram dúvidas importantes para os eleitores tomarem decisões", disse. "Se somos nós quem elegemos os representantes, entender como funciona a política no nosso país é essencial", declarou.

O ciclo é fruto de uma parceria entre a Alesp, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

alesp