Assembleia Legislativa de São Paulo lança novo portal


02/07/2018 17:00 | Novo Portal Alesp | Da Redação

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Imagem ilustrativa (fonte: Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg225784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Portal da Alesp ganha novo visual a partir dessa segunda-feira (2/7). O layout integrou as redes sociais e disponibilizou todas as informações em um padrão moderno e de visual mais atraente. Facilitar a navegação e a identificação dos conteúdos desejados foram o principal objetivo da nova proposta. Construído por servidores das áreas de informática, comunicação e documentação da própria Alesp, o desenvolvimento do novo Portal não agregou novos custos para a Casa.

"O novo modelo prioriza o acesso às informações de forma mais objetiva. Com as redes sociais integradas, as pessoas podem acompanhar mais diretamente as sessões ao vivo, por exemplo", disse Matheus Perez Granato, Diretor do Departamento de Comunicação da Alesp.

Gerido por um Comitê Executivo, ligado à Mesa Diretora, o portal da Assembleia foi criado em 2005 e se antecipou à própria Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em 2012. "Restava agora dar um passo na direção da responsividade. Neste formato, o Portal poderá ser acessado pelos dispositivos móveis, como celulares e tablets", disse Frederico Rozanski, Diretor do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional da Casa.

Além disso, sugestões de usuários externos e dos próprios servidores legislativos levaram à identificação de demandas pela modificação do desenho das páginas, explicou Frederico Bortolato, da Divisão de Desenvolvimento Organizacional, coordenador do Comitê Executivo do Portal. "As mudanças implantadas facilitam a busca das informações relativas às atividades legislativas", disse. "Priorizamos o acesso a essa informação, com foco no cidadão usuário do Portal, fomentando a transparência e o seu caráter pedagógico".

Mudanças

O acompanhamento do processo legislativo também ficou mais fácil, já que agora o cidadão pode consultar o projeto ou a legislação desejada pelo número ou pelo assunto logo na página principal. Também ficou mais simples encontrar as informações disponíveis no site e acessar notícias de assuntos relacionados. Agilidade é uma das características que Manuela Sá, Diretora de Redação do Departamento de Comunicação, ressalta do projeto. "Na versão anterior, o usuário precisava de cinco cliques para encontrar o texto de uma legislação. Agora, é possível localizá-las pelo número já na página principal", afirma.

O layout da agenda e a área de destaques também são novidades. Agora, o usuário pode visualizar na própria home a relação de todos os eventos a serem realizados (reunião de comissões, plenário, eventos culturais, debates, cursos etc). Para Alan Oliveira, gestor da Divisão de Comunicação Social da Alesp, os destaques da página inicial permitem acesso rápido a links que priorizam a atuação direta do cidadão em processos específicos. "Há também acesso rápido a serviços que possibilitam formas diversas de integração ao poder legislativo", disse.

A última atualização do Portal foi realizada há cinco anos, em 2013. O recente trabalho de atualização envolveu jornalistas, webdesigners, analistas de sistemas e técnicos de informática. Os funcionários traçaram um plano de trabalho em duas fases. A primeira consistiu na elaboração de uma nova identidade visual e da migração da estrutura tecnológica já existente. A segunda etapa, com expectativa de ser concluída até o fim do ano, terá como objetivo o desenvolvimento de novos sistemas e páginas, além de identificar melhorias e adequações.

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