Fique atento às datas do ano eleitoral


11/07/2018 17:05 | Eleições | Da Redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg226063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pouco menos de três meses do primeiro turno das eleições, a ser realizado no dia 7 de outubro, o calendário eleitoral começa a ficar movimentado. Candidatos, partidos, eleitores e órgãos oficiais têm diversos prazos para cumprir até as eleições.

Neste ano, serão eleitos presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

O dia 17 de julho marca o início do prazo para que os eleitores solicitem o voto em trânsito, ou seja, o direito de votar em um local diferente do título. Essa modalidade de voto é possível em municípios com mais de 100 mil eleitores.

De 17 de julho e 23 de agosto, os eleitores com mobilidade reduzida devem pedir alteração de sua seção de votação para lugares com acessibilidade.

De 20 de julho a 5 de agosto, os partidos políticos realizarão as convenções partidárias para escolher os candidatos, que possuem até 15 de agosto para registrarem candidatura.

A partir de 20 de julho as enque­tes eleitorais passam a ser proibidas.

Estarão permitidos comí­cios, carreatas e distribuição de material gráfico a partir de 16 agosto, quando a propaganda política passa a ser permitida.

O horário eleitoral para a rádio e televisão está mais curto este ano e vai de 31 de agosto a 4 de outubro. Nas últimas eleições ele se estendeu por 45 dias e este ano terá 35.

Em 17 de setembro acaba o prazo para que a Justiça Eleitoral julgue os pedidos de registro de candidatos.

De 22 de setembro até o fim das eleições, nenhum candidato poderá ser preso. Essa regra é exceção caso ele seja pego em flagrante.

4 de outubro é o último dia para que se realizem debates e propaganda política feita por meio de reuniões públicas e comícios. O primeiro turno da votação será realizado no domingo, 7 de outubro.

Em 8 de outubro, começa a campanha para o segundo turno. Logo depois, no dia 10, vence o prazo para que os mesários que faltaram ao pleito apresentem justificativa à Justiça Eleitoral.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão e a permissão para a realização de debates acabam no dia 26 de outubro. O dia seguinte, 27, é o último em que se pode fazer propaganda com panfletos e carros de som, além de caminhadas, passeatas e carreatas.

O segundo turno das eleições 2018 será realizado no dia 28 de outubro. Os mesários que faltarem ao segundo turno terão até o dia 31 de outubro para apresentar sua justificativa à Justiça Eleitoral.

alesp