Agronegócio no estado será discutido em frente parlamentar


06/05/2019 17:19 | Evento | Luiz Rheda - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Francisco Maturro, Itamar Borges e Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges, Arnaldo Jardim, Cauê Macris e Fausto Pinato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fausto Pinato, Barros Munhoz, Fernando Cury e Ariel Mendes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para debater a elaboração de políticas públicas voltadas ao agronegócio no estado, foi realizada nesta segunda-feira (6/5), uma reunião conjunta entre a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO), lançada na ocasião. O encontro, que ocorreu no auditório Teotônio Vilela, contou com a presença de deputados e represen­tantes de entidades ligadas ao setor.

A nova frente parlamentar tem como objetivo traçar uma estratégia entre diversos parlamentares na discussão de temas como o seguro rural, Plano Safra, segurança no campo, conectividade e tecnologia, defesa sanitária, RenovaBio e reformas tributária e previdenciária.

Na abertura do encontro, o presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), afirmou que, a seu ver, o agronegócio tem sustentado a economia do país há um bom tempo. "Iniciar esse debate é importante e o que for necessário para que esse setor se desenvolva ainda mais vai ter o apoio do legislativo estadual".

Para o deputado Itamar Borges (MDB), presidente da nova associação de deputados e organizador do evento, "quando a agricultura cresce, outros setores produtivos importantes, como a indústria, também crescem". O parlamentar ainda apresentou estatísticas do agronegócio no estado e destacou a contribuição do setor no Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo e do Brasil.

O deputado Fernando Cury (PPS), vice-presidente da SP-AGRO, destacou a necessidade de estabelecer uma pauta e um cronograma de trabalho. "Nessa legislatura, ficamos mais fortes. Com esse time, temos a oportunidade de fazer um belo trabalho", disse.

"Estamos perdendo as esperanças, porque a economia está parada. Por esse motivo, precisamos engajar prefeitos e vereadores nessa luta, porque muitas cidades dependem da agricultura", ponderou o deputado Barros Munhoz (PSB).

Além dos já citados, compareceram ao encontro os deputados estaduais Coronel Nishikawa, Delegado Olim, os deputados federais Baleia Rossi e Arnaldo Jardim e o presidente da comissão responsável pelo agronegócio na Câmara dos Deputados, Fausto Pinato.

alesp