Conselho de Ética e Decoro Parlamentar inicia debate sobre denúncias


08/05/2019 16:59 | Reunião | Isabella Tuma - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Parlamentares na reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Erica Malunguinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp realizou nesta quarta-feira (8/5), uma reunião para tratar de representações e denúncias recebidas na atual legislatura.

A presidente do conselho, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), propôs um roteiro de trabalho, a ser votado na próxima reunião. "Os acusados já foram notificados sobre o processo e têm um prazo para se manifestar. Após isso, o relator é nomeado para que dê seguimento ao processo, apresentando o relatório. O próximo passo é a votação pelos membros do conselho para que seja decidida a penalidade adequada a cada situação, ou o arquivamento do processo", explicou.

A presidente criticou o comportamento de alguns parlamentares em Plenário. "Não podemos diminuir a importância da mulher, devemos combater o preconceito e a violência. Na Alesp sempre existiu o debate ideológico, mas nunca com a agressividade que tem ocorrido. Estamos preocupados também com o porte de armas dentro da Alesp", ressaltou.

Erica Malunguinho, uma das autoras das denúncias a serem julgadas, frisou a importância da preservação da ética dentro da Alesp - e em sociedade. "Sou antipunitivista, acho que esse não deve ser o caminho para a redução das violências e a solução para as pessoas se respeitarem, mas entendo que transitoriamente, enquanto a humanidade não consegue se articular de forma respeitosa e orgânica nos seus lugares de sociabilidade, esses mecanismos como conselhos de ética são necessários".

Estiveram presentes na reunião, além das citadas, os parlamentares Alex de Madureira, Campos Machado, Carlos Giannazi, Delegado Olim, Ed Thomas, Emidio de Souza, Estevam Galvão, Major Mecca, e Wellington Moura.


alesp