Nova diretoria da Federação Paulista de Futebol de Várzea toma posse


04/06/2019 16:32 | Evento | July Stanzioni - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Adalberto Freitas e José Soares de Miranda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Soares de Miranda e Salim Chaves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renata Ruel e Regildênia Orlando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Execução do Hino Nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235212.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renata Ruel, Regildênia Orlando, Adalberto Freitas, José Soares de Miranda e Salim Chaves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renata Ruel, Regildênia Orlando, Adalberto Freitas, José Soares de Miranda e Salim Chaves	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Federação Paulista de Futebol de Várzea foi fundada em 2008 com o intuito de resgatar o verdadeiro Futebol Varzeano de São Paulo, aquele que embala os finais de semana dos paulistanos e que foi, por muito tempo, o grande celeiro do futebol profissional do Brasil.

A posse da nova diretoria da entidade aconteceu no auditório Paulo Kobayashi na Assembleia Legislativa paulista. O deputado Adalberto Freitas (PSL) é o autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Futebol Varzeano, comemorado em 30 de junho.

Segundo o parlamentar, mais do que lazer, o futebol de várzea é hoje, uma válvula de escape para muitos jovens. "Além da socialização, permite ao jovem se desviar de caminhos tortuosos que podem acontecer. Esse projeto é só o início para que possamos revitalizar o futebol de várzea que já foi muito forte, mas por questões econômicas foi acabando e deixando o brilho do esporte acabar", declarou.

Voos mais altos

O jovem Erick Jhonny tem 15 anos é goleiro de um time varzeano na zona leste da capital paulista e sonha com voos mais altos. Ele veio acompanhar as novidades da nova diretoria da FPFV. "Meu desejo é chegar a um grande clube e participar de campeonatos mais acima da várzea. Poder realizar meu sonho de virar um grande jogador. Treino todos os dias para poder chegar a um futebol mais elevado", declarou o adolescente.

José Soares Miranda é o novo presidente da entidade e comandará o futebol de várzea pelos próximos quatro anos. No evento na Alesp ele destacou as principais novidades do seu mandato. "Estamos com um projeto para o ano que vem para um campeonato da 1ª e 2ª divisões do futebol amador do Estado de São Paulo além de outros projetos em andamento. Assumimos há menos de um mês e estamos aqui oferecendo, apresentando à população de São Paulo tudo o que tem de melhor para o futebol varzeano", contou.

Apesar de ser uma prática amadora, foi nesses campos que surgiram muitos clubes de futebol (chamados de clubes de várzea) além de ter sido palco para revelação de grandes craques do futebol do país. Isso faz com que as pessoas entendam porque o futebol de várzea é patrimônio cultural desde julho de 1994, a partir do tombamento oficial do Parque do Povo, local onde aconteceram os primeiros jogos em campos de várzea no país.

A FPFV conta atualmente com um cadastro de 3 mil equipes varzeanas na Grande São Paulo, além de 440 campos de várzea.


alesp