CPI da Barragem de Salto Grande elege presidente e vice


04/06/2019 16:43 | Eleição CPI | Da redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Rafa Zimbaldi, Adalberto Freitas, Ricardo Madalena, Roberto Morais, Cezar, Luiz Fernando Teixeira, Dirceu Dalben e Márcia Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235242.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezar e Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235243.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas e Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafa Zimbaldi, Adalberto Freitas e Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Cezar, Luiz Fernando Teixeira, Dirceu Dalben e Márcia Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dirceu Dalben e Márcia Nakashima	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dirceu Dalben eleito vice-presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235248.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de investigar a real situação da Barragem Salto Grande, localizada em Americana, se reuniu na terça-feira ( 4/6) no Auditório Teotônio Vilela e elegeu os deputados Roberto Morais (PPS) e Dirceu Dalben (PL) como presidente e vice-presidente, respectivamente.

O presidente eleito explicou o que motivou o pedido de constituir essa comissão. "Foi uma matéria da TV Bandeirantes, do jornalista Fabio Pannunzio, em fevereiro desse ano, apontando risco da Barragem de Salto Grande que fica em Americana e, que as cidades de Piracicaba e Limeira seriam fortemente atingidas, caso houvesse o rompimento. Diante disso, na mudança de legislatura, nós protocolamos aqui na Alesp o pedido desta CPI".

De acordo com o vice-presidente eleito Dirceu Dalben, o principal objetivo da CPI é prevenir uma tragédia ambiental. "A importância de instaurá-la é para dar segurança à população, principalmente a de Piracicaba e Limeira que estão abaixo dessa barragem e, se houver o rompimento, acaba afetando a vida das pessoas e toda a sociedade. Nos próximos dias iremos ouvir as pessoas, a empresa responsável e apurar o que de fato pode apresentar perigo", afirmou.

Na mesma reunião, o presidente escolheu Rafa Zimbaldi (PSB) para ser o relator, que falou também sobre tranquilizar a população. "Nós temos duas situações no Brasil, tanto Mariana quanto Brumadinho, que logicamente causam pânico em toda a população. Essa Comissão Parlamentar de Inquérito tem a missão, além de garantir a segurança de toda a população, investigar as problemáticas que nós vivemos".

Ainda na ocasião, Roberto Morais protocolou um requerimento para convidar algumas pessoas a serem ouvidas, entre elas os prefeitos das cidades de Limeira, Piracicaba, Americana e Sumaré, os promotores de justiça, Gilberto Porto Camargo e Ivan Carneiro Castanheiro, e o jornalista que investigou a barragem, Fabio Pannunzio. O requerimento deverá ser votado na próxima reunião.

A CPI se reunirá às terças-feiras às 13h e tem o prazo até 10/9 para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogada por até 60 dias.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Adalberto Freitas, Cezar, Luiz Fernando T. Ferreira, Marcio Nakashima e Ricardo Madalena.

alesp