Alesp homenageia os 154 anos da Batalha Riachuelo


14/06/2019 12:18 | Evento | July Stanzioni - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235862.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235864.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco, Cláudio Mello, Coronel Telhada e Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235870.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235863.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Batalha de Riachuelo é um dos marcos históricos para os militares. O dia 11 de junho de 1865 colocou de um lado os paraguaios e de outro, os brasileiros. Os paraguaios desejavam controlar os rios da Bacia do Prata, uma saída para o Oceano Atlântico. Apesar da estratégia, o Brasil saiu vitorioso.

Os 154 anos do fato renderam homenagem nesta sexta-feira (14/6), na Assembleia Legislativa. A cerimônia lotou o plenário Juscelino Kubitschek de oficiais da Marinha. O vice almirante Cláudio Mello recebeu moção honrosa, enalteceu a sessão solene e a realização do evento na Casa.

"Essa iniciativa é fundamental por trazer a oportunidade de apresentar nossos principais programas aos parlamentares e o que está sendo feito em prol do Brasil, não apenas na questão da defesa, mas também dos grandes programas, da parte tecnológica, a segurança da navegação, a pesquisa científica, o apoio à população ribeirinha, acesso à saúde. A Marinha atua em vários aspectos da vida nacional que contribui de forma definitiva para o progresso do país. Por isso é muito importante vir à Assembleia", disse.

O propositor do encontro, deputado Castello Branco (PSL), foi oficial da Marinha ficando dois anos no curso de piloto aeronaval na Base de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e um ano embarcado (seis meses no porta aviões e seis meses na fragata Niterói-União).

Para ele, trazer o militar à Casa é essencial: "a Marinha é uma grande força das nossas três forças armadas, tem um dos papéis mais relevantes na proteção da nossa costa e das nossas riquezas marítimas. Fui oficial da Marinha e nada mais justo do que homenagear a prata da casa e fazer da Assembleia Legislativa um portal para que as pessoas conheçam o que faz a Marinha", afirmou.

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo atua em diversas áreas tecnológicas, como o desenvolvimento de sistemas térmicos, químicos e eletromecânicos, de processos químicos e projetos, fabricação e testes de componentes. Conta, para isto, com o suporte de diversas instalações laboratoriais e oficinas em São Paulo e em Iperó, região de Sorocaba.

Dentro da sede, localizada na Universidade de São Paulo, trabalham servidores militares e civis que exercem atividades técnicas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento de projetos e atividades administrativas.

Também estiveram presentes no evento os deputados Agente Federal Danilo Balas, Coronel Telhada e o senador Major Olimpio.

alesp