Alesp comemora os 50 anos de Stonewall em Ato Solene


01/07/2019 13:21 | Evento | July Stanzioni e Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Érica Malunguinho, Leci Brandão e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Érica Malunguinho, Paula Beatriz de Souza Cruz, Leci Brandão e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Beatriz de Souza Cruz e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Érica Malunguinho, Leci Brandão e Carlos Giannazi	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Érica Malunguinho, Leci Brandão e Carlos Giannazi	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O evento ocorreu na última sexta-feira (28/6), no auditório Teotônio Vilela, em alusão à revolta que ocorreu em em bar da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, representando o início do debate público sobre o movimento LGBTQIA+.

"A conquista que nós temos é a presença da narrativa LGBT na sociedade. Então falamos aqui de institucionalidade política com algumas ações ainda insuficientes para a população LGBT. Mas também podemos pensar como a sociedade civil e como os movimentos sociais se organizaram pós Stonewall", declarou a deputada Erica Malunguinho (PSOL).

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) manifestou seu apoio em relação à comunidade LGBTQIA+ no Brasil. "Nós vivemos em um país extremamente homofóbico, apesar de alguns avanços", afirmou o parlamentar, que diz que ainda há muito a se fazer no que se refere às políticas públicas.

Para a deputada Leci Brandão (PCdoB), houve avanços. "A mídia se curvou a todas as pautas ligadas ao LGBT. Avançou tanto que as famílias estão entendendo seus filhos e filhas. Avançou tanto que podemos dizer que hoje é um momento de dignidade".

Eliani Borba faz parte do Movimento Mães pela Diversidade, que acolhe familiares de pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+. "A gente acolhe os familiares, as mães, dando orientações com um grupo de psicólogos que orientam essas pessoas a acolherem seus filhos", explicou.

O evento comemorou os 50 anos de Stonewall, considerado o marco do movimento de liberação gay e o momento em que o ativismo pelos direitos LGBT ganhou o debate público e as ruas. O dia 28 de junho se tornou o Dia do Orgulho LGBT.


alesp