Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes é relançada na Alesp


06/08/2019 19:25 | Evento | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilberto Soares e Milena Teles<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Karla Melo e Paulo Henrique<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raquel Zaicaner e Sérgio Atala<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Roberto e Raquel Zaicaner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Teotônio Vilela sediou na terça-feira (6/8) o relançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, lançada inicialmente em 2015 e que atualmente conta com o apoio de 67 deputados da Alesp. O coordenador da Frente, deputado Fernando Cury (PPS) conduziu o evento. "Este trabalho é importante, queremos levar às pessoas a oportunidade de um diagnóstico precoce. Quanto mais cedo diagnosticada, melhor o tratamento e maiores os resultados. Temos muitos resultados que surgiram como fruto do trabalho desta Frente Parlamentar. É uma das maiores da Casa e estou revigorado em relançá-la", afirmou Cury.

O grupo de trabalho quer conscientizar a população a prevenir a doença, assim como também discutir políticas públicas que tratam do tema. Desde o início dos trabalhos na legislatura anterior, foram aprovados dois Projetos de Lei que caminham neste sentido. A Lei Estadual 16.576/2017 criou a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes. Com a lei em vigor, são desenvolvidas diversas ações de conscientização, diagnóstico e tratamento. Já a Lei Estadual 17.119/2019 garante aos alunos da rede estadual que são diabéticos, um cardápio especial que seja adaptado à sua condição de saúde.

A médica endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Milena Teles, comentou a condição. "Diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo e temos mais de 400 milhões de indivíduos com diabetes. A maioria deles não tem ideia de quantos problemas podem vir com isso, e perto de metade deles não sabem que tem esse diagnóstico. Uma vez, isso sendo feito, podem ser prevenidas inúmeras complicações a longo prazo. A conscientização é muito importante, pois quando se tem conhecimento é possível prevenir", explicou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, além da deputada Edna Macedo (PRB).

alesp