Frente discute corte de verbas em instituições de ensino superior


09/08/2019 18:15 | Frente Parlamentar | Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Dacio Matheus e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dacio Matheus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237691.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Paulo Kobayashi da Alesp recebeu na quinta-feira (8/8) o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão da Alesp.

Para a coordenadora da discussão, deputada Beth Sahão (PT), a diminuição de verbas pode atrapalhar o andamento do ensino no Estado. "A gente tem lutado muito contra todas essas investidas dos governos na área da educação e dos institutos de pesquisa. Em relação às universidades a gente tem trabalhado para poder sensibilizar o governo a colocar mais recursos do orçamento".

O Reitor da Universidade Federal do ABC, Dácio Matheus, conta como essa redução de repasse de valores afeta áreas como a fiscalização, vigilância, manutenção e também no desenvolvimento das atividades. "Isso impacta diretamente no planejamento que todas as universidades têm feito para a execução do seu dia a dia", explicou.

Quem esteve presente ao evento foi o ex-deputado Carlos Neder, autor da frente parlamentar em outra gestão. "A existência de uma frente como essa é um alento que deveria ocorrer em todas as Assembleias Legislativas, porque nós esperamos que haja algum nível de sensibilidade por parte do poder executivo de atender a essa preocupação que se expressa no parlamento brasileiro".

Também foi discutido o possível fechamento da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Para a presidente do SindSaúde, Cleonice Ribeiro, existe uma tentativa de diálogo com o governo para entender qual será a saída para os servidores. "O que eles vão fazer com esses trabalhadores? Qual é o projeto? Nós não sabemos e a maior preocupação não é só com os trabalhadores, mas com as pessoas que sofrem na ponta".

A instituição realiza pesquisas e atividades necessárias ao avanço científico e tecnológico, cooperando técnica e financeiramente com os governos municipais.


alesp