Frente parlamentar da Defesa Civil é lançada na Alesp


09/08/2019 18:22 | Evento | Maurícia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Alexandre Lucas, Coronel Walter Nyakas Jr, Mauro Bragato e Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Walter Nyakas Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237695.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Alexandre Lucas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237694.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Alexandre Lucas, Coronel Walter Nyakas Jr, Mauro Bragato e Maria Lúcia Amary	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237696.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prefeitos de diversas cidades do Estado de São Paulo estiveram presentes na quinta-feira (8/8) no Plenário José Bonifácio para o lançamento da Frente Parlamentar da Defesa Civil. O objetivo é auxiliar as entidades da Defesa Civil do Estado de São Paulo no trabalho e nas ações para gestão de riscos e desastres naturais. Além do deputado Mauro Bragato (PSDB), autor da iniciativa, o evento contou com a assinatura de outros 30 deputados.

O Secretário da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Walter Nyakas Júnior comentou as ações para gestão de riscos de desastres no Estado de São Paulo, destacando a importância da capacitação dos funcionários das prefeituras na prevenção de desastres. Entre as ações executadas pela Defesa Civil, Nyakas salientou a disponibilização de um número de SMS para manter a população informada sobre a possibilidade de riscos. Segundo ele, a "informação deve chegar à população o mais rápido possível".

O Coronel Alexandre Lucas Alves, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, abordou suas expectativas quanto aos resultados da frente parlamentar. "Avançaremos na consolidação da cultura sistêmica de proteção e defesa civil. A defesa civil não é um órgão, mas todo um sistema. Este debate poderá melhorar a qualidade da legislação relativa ao tema", declarou.

Em seguida, os presentes fizeram perguntas aos palestrantes. O prefeito de São Pedro do Turvo, Marco Aurélio Oliveira Pinheiro, indagou se havia alguma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria da Educação . O Coronel Nyakas informou que a Escola Virtual do Estado de São Paulo (Evesp) desenvolveu um jogo no qual as crianças aprendem conceitos de prevenção de desastres. O jogo, desenvolvido em parceria com a Defesa Civil, está disponível para todas as escolas municipais.

O coordenador da frente parlamentar, deputado Mauro Bragato, encerrou o evento. "Nós temos que estar preparados para enfrentar os problemas e isso significa mobilização, debate e culturalismo. Temos uma tarefa enorme pela frente", afirmou.

alesp