Arte e resistência indígena ganham destaque em exposição


19/08/2019 16:58 | Mostra | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Exposição " Sala da Memória": Arte e Resistência Indígena Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição " Sala da Memória": Arte e Resistência Indígena Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição " Sala da Memória": Arte e Resistência Indígena Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição " Sala da Memória": Arte e Resistência Indígena Clique para ver a imagem ">

"A ideia desta mostra é trazer as nossas memórias para esta Casa", disse Chirley Pankará, representante da Bancada Ativista (PSOL), que trouxe as peças de seu acervo pessoal para a Assembleia Legislativa. Até o dia 30/8 os visitantes da galeria do 1º andar da Alesp poderão conhecer diversas peças indígenas feitas por artistas e artesãos de diversas tribos étnicas. Entre as peças que podem ser vistas na exposição "Sala da Memória: Arte e Resistência Indígena", há itens como cesto de pesca, arapuca (armadilha de caça), pau de chuva (instrumento musical), esteira de palha de bananeira, vestimentas e objetos em cerâmica de barro. Também há materiais como madeira, cordas e penas e a representação de animais como a onça-pintada e a arara-vermelha. Itens das etnias Pataxó, Pankará, Kalapalo, Guarani, Baré, Xavante e Waura também são exibidos na mostra.

"Com estas peças, estou trazendo as memórias dos nossos ancestrais. Estou trazendo os 305 povos indígenas para ocupar esta Casa, que pouco fala dos povos indígenas, e isso dá visibilidade para a nossa luta. É uma forma de dizer "estou presente"", concluiu Chirley Pankará.

Serviço

Mostra "Sala da Memória: Arte e Resistência Indígena"

Período: até 30/8

Horário: de segunda a sextas-feira, das 8h às 20h

Local: Alesp - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera (Galeria do 1º andar)

Visitação gratuita

Informações: (11) 3885-6628

alesp