Frente Parlamentar pela criação de Escolas Militares em São Paulo é lançada na Alesp


02/09/2019 08:41 | Evento | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Leticia Aguiar e Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Douglas Garcia e Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Coimbra e Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco e Patrick Tranjan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Chiarelli e Coronel Ernesto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239086.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239087.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239088.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de estudar a implementação das escolas militares em âmbito estadual, foi lançada na Alesp a Frente Parlamentar pela Criação de Escolas Militares no Estado de São Paulo. O grupo de trabalho coordenado pelo deputado Tenente Coimbra (PSL) foi lançado na sexta-feira (30/8) e reuniu parlamentares, autoridades e convidados.

As atividades da frente irão consistir em apresentar o modelo de ensino aos municípios do Estado. A implantação teria como foco as escolas com baixo índice no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ou que se encontram em locais de vulnerabilidade social.

O modelo cívico-militar destina-se a estudantes do Ensino Fundamental e Médio e adota uma gestão compartilhada entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Segurança Pública. Neste modo, os professores atuam na parte pedagógica e os militares são responsáveis pela parte administrativa e disciplinar. No Brasil, há aproximadamente 120 escolas que adotam o modelo, em estados como Amazonas e Goiás.

O coordenador do grupo, deputado Tenente Coimbra, defende o modelo pelos resultados que trazem às escolas. "A proposta da Frente Parlamentar é trazer aquilo que está dando certo em diversos estados para São Paulo, que é a gestão compartilhada com a Polícia Militar. Os militares irão atuar na parte disciplinar, em conjunto aos professores na parte pedagógica. Em São Paulo ainda não temos este modelo, mas sugerimos um trabalho conjunto. Iremos apresentar fatos e números que provam que realmente melhora o ensino, e o resultado da gestão compartilhada é o resgate do civismo, do patriotismo e o aumento da disciplina, que também acarreta no melhor aprendizado do aluno.", explicou Coimbra.

O deputado Major Mecca (PSL), membro efetivo do grupo, destacou a necessidade da população ter direito ao modelo. "Temos como objetivo trazer ao cidadão de bem a oportunidade de ter uma opção cívico-militar para matricular seu filho. Nesta forma de ensino, ele irá estudar em um ambiente onde se privilegia o respeito, a disciplina e a autoridade. O objetivo não é influenciar no currículo, mas na formação do comportamento dos alunos", disse.

O evento contou com a presença do coordenador Tenente Coimbra, e dos deputados Castello Branco, Douglas Garcia, Leticia Aguiar e Major Mecca. O capitão do Exército Brasileiro, capitão Davi Lima Sousa, o coronel da reserva da Polícia Militar, Ernesto Puglia Neto, e o representante da Secretaria da Educação, Patrick Tranjan, também compareceram ao evento e debateram o assunto.

alesp