Alesp recebe palestrantes para debater projetos sociais voltados a crianças e adolescentes


06/09/2019 13:15 | Evento | Eduardo Pituaki - Fotos: Agência Alesp

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Projetos sociais para crianças e adolescentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239404.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Franco Motoro foi palco do evento que reuniu idealizadores de diversas entidades, com o objetivo de orientar e sanar dúvidas sobre a criação de programas voltados aos jovens. Para que os projetos desenvolvidos para essa faixa etária possam ser colocados em prática, é necessária a aprovação do Condeca " Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O representante da instituição, Jonatan Oliveira, explica como uma iniciativa deve ser desenvolvida: "A elaboração de um projeto precisa ser vista de forma cautelosa e criteriosa. Para que você consiga aprovação de um projeto pelo Condeca, ele tem que ser bem escrito, bem justificado, ter coerência e que também seja de interesse público". Oliveira comenta ainda que atualmente a medida sócio-educativa é uma das grandes dificuldades do governo do Estado: "Existe um número bem expressivo de adolescentes na Fundação Casa que quando saem de lá, ficam soltos na rua sem apoio e sem nenhum amparo. No Condeca, é medida de urgência os projetos que sejam destinados à esses jovens".

A conselheira municipal da criança e do adolescente, Karina da Gama, detalha como o Condeca auxilia as ideias: "A gente sabe que o Estado é limitado quanto ao atendimento que eles podem fazer. E hoje os projetos para crianças e adolescentes visam justamente fazer a sociedade se envolver. E nossa preocupação com essa palestra foi ensinar essas ONGs e entidades que estiveram hoje aqui, a desenvolverem seus projetos de maneira que eles venham a ter êxito e alcançar a captação de investimentos".

O idealizador do debate, deputado Wellington Moura (REPUBLICANOS), também esteve presente no evento. O parlamentar fala da importância de discutir o tema dentro do ambiente político: "Quem veio hoje aqui são entidades sérias e que querem ajuda e apoio para seus projetos. Existem muitas instituições no terceiro setor que são "picaretas", ou seja, aquelas que pegam o dinheiro público e não desenvolvem nada que seja de útil para a sociedade. Em alguns casos, usam o dinheiro para bem próprio. E por causa dessas instituições, aquelas que desenvolvem projetos sérios e bem elaborados acabam sendo prejudicadas". O deputado complementa ainda que é fundamental os idealizadores estarem dispostos a irem atrás dos patrocinadores e empresas que possam auxiliar na captação de verba para que esses projetos sejam desenvolvidos: "Essa é a parte mais complicada e muitos desistem nessa etapa", ele completa.

Com a aprovação do projeto pelo Condeca, as entidades podem buscar recursos junto às empresas para que a ideia seja colocada em prática e possa beneficiar crianças e adolescentes no Estado.


alesp