Ato solene na Alesp presta homenagem a João Goulart


17/09/2019 15:40 | Evento | Amanda Nascimento - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Ato Solene em Desagravo ao Filme de João Goulart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239960.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em Desagravo ao Filme de João Goulart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em Desagravo ao Filme de João Goulart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em Desagravo ao Filme de João Goulart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239963.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (16/9), a solenidade que comemorou os cem anos do nascimento do ex-presidente do Brasil, João Goulart. O evento relembrou a vida do estadista e o período que ocupou a presidência do país.

O evento teve o apoio da deputada Leci Brandão (PCdoB), que relembrou a luta do ex-presidente pela democracia. "Tivemos na história do nosso país homens valorosos, que lutaram pela democracia, pelo direito dos trabalhadores e nunca é tarde para falarmos dessas pessoas e avivar a memória da turma", declarou Leci, se referindo à população.

Almino Affonso, ex-ministro do Trabalho e da Previdência do governo João Goulart, relembrou algumas bandeiras do político. "Embora esteja, injustamente, pouco lembrado na nossa história recente, o presidente João Goulart tem grande significação na nossa história. A luta dele na área social foi enorme. Respeito absoluto à liberdade sindical, aos trabalhadores e à criação do Estatuto dos Trabalhadores Rurais, toda a história dele foi admiravelmente consagrada ao amanhã do país".

Para João Vicente Goulart, filho de Jango e presidente do Instituto Presidente Goulart, é necessário regastar a memória do ex-governante. "Estamos em 55 anos do golpe de Estado e continuamos falando na necessidade de resgatar esta memória. Afinal de contas, Jango se torna o único presidente constitucional de nosso país, a morrer no exílio, lutando pela liberdade, democracia e justiça social no Brasil", afirmou.

O ato solene também contou com a exibição do filme Jango que apresenta a trajetória do político que foi deposto no ano de 1964.

alesp