Reunião do Orçamento 2020 na região de Presidente Prudente ressalta problemas na saúde local

Audiências Públicas Orçamento 2020 - Presidente Prudente
27/09/2019 16:10 | Participação popular | July Stanzioni - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Demerson Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira (27/9), a cidade de Presidente Prudente, na Região Oeste do Estado, recebeu a audiência pública para debater as demandas que deverão entrar no Orçamento 2020. O encontro é promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo.

O deputado Alex de Madureira (PSD), que presidiu a reunião, ressaltou a pujância econômica local. "Essa região corresponde a 53 municípios, uma região administrativa muito grande com uma população que atinge quase um milhão de pessoas e com PIB em torno de 16 milhões e 560 mil reais, com renda per capita de 19 mil reais. Uma região próspera, porém com inúmeros problemas".

Representante da região no Parlamento paulista, o deputado Ed Thomas (PSB) destacou a importância da região para a produção de açúcar e álcool no Estado e agradeceu a oportunidade de participar mais uma vez do encontro. "São sempre um momento especial as audiências públicas que a Assembleia promove. Ouvindo o Estado de São Paulo, dando voz aos 645 municípios".

Primeiro secretário da Alesp, o deputado Ênio Tatto (PT) discorreu sobre a redução de 53% no Orçamento para o próximo ano e exaltou a participação da população nos debates. "A lei orçamentária é a lei mais importante de todas as leis que aprovamos na Alesp. É o Orçamento do Estado que chegará em torno de 230 bilhões este ano e temos que dividir o bolo, definindo prioridades. É por isso que nós, da bancada do Partido dos Trabalhadores, defendemos a regionalização do Orçamento, que vai ao encontro do que o deputado Ed Thomas falou".

Saúde com problemas

A população local pediu que as verbas para 2020 fossem voltadas, prioritariamente, para a saúde. Demerson Dias, presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, relatou dificuldades que o Hospital Regional do Câncer vive na atualidade.

"O nosso Hospital não está credenciado. Estamos trabalhando com apenas 10% da sua capacidade e ainda com doação de emendas dos deputados aqui presentes para que o hospital possa atender a população, além do vereador Isac Silva, que ficou um ano como deputado federal e mandou emenda para cá. Estamos vivendo de doação", lamentou.

Marcelo Pecchio, prefeito de Quatá, também usou seus minutos na audiência pública para falar sobre saúde. "Temos que ter mais investimento na saúde pública do nosso Estado. Os municipios não aguentam mais. Toda vez precisamos correr em Rancharia e Presidente Prudente para assistir à nossa população, por falta de leito de UTI, por falta de médico, por falta de exames. É importante o governo do Estado participar, como o governo federal. Os municípios não estão aguentando mais".

Ao final do encontro, o Deputado Mauro Bragato (PSDB) endossou os pedidos de saúde no local e seu entorno. "O que eu batalho aqui em Prudente é a Rede Lucy Montoro, temos que tê-la aqui. Temos que ter também aqui o Estado na questão do Hospital do Câncer. Não podemos viver de bingo. Acima de tudo, ajudar as santas casas da região e fazer um esforço nesse sentido com nossas emendas pessoais e também para o Orçamento 2020", finalizou.

Outra demanda local foi o repasse para o Hospital do Servidor Público (Iamspe), para área de segurança e educação. Esta última, com pedido especial para o Campus da Unesp " o maior do Estado.

As próximas audiências públicas sobre o Orçamento 2020 serão na segunda-feira (30/9). Pela manhã, às 11h, é a vez de Franca sediar o encontro e à noite, às 19h, Ribeirão Preto.


alesp