Políticas públicas eficazes de combate ao suicídio são debatidas na Alesp
Setembro é o mês de conscientização sobre o suicídio e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2016 apontam que no Brasil a taxa de suicídio aumentou 7% enquanto no mundo o índice teve queda de 9,8%.
O suicídio é um fenômeno complexo e afeta indivíduos de diferentes classes sociais, idades e origens, por isso a deputada Beth Sahão (PT) trouxe à Assembleia Legislativa um debate sobre o tema.
A professora Maria Ignês Badaró da Universidade Federal de São Paulo chamou a atenção para os índices e a criação de novas políticas públicas sobre a questão. Segundo dados apresentados pela magistrada, números do Ministério da Saúde de 2017 apontaram que 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano.
Em paralelo, ela também apresentou dados da OMS também de 2017, indicando que mundialmente 79% dos suicídios ocorreram em países de média e baixa e renda, sendo responsável por 1,4% de todas as mortes no planeta.
Prevenção
"Um ponto que devemos reconhecer é que o suicídio é uma das causas de mortes que pode ser evitada. Essa é a questão e a pergunta que nos chama a debater aqui na Casa e pensar, qual a política pública eficaz nesse sentido. Nós entendemos que um dos fatores de proteção é a existência de um Cap (Centro de Atendimento Psicossocial) no território em que os dados apareçam com mais importância, de lugar de acolhimento", declarou a professora.
Rosângela Elias, assessora de saúde mental da Secretaria estadual da Saúde, detalhou o que está sendo feito em São Paulo para ajudar na prevenção do suicídio. Segundo ela, é fundamental o debate na Assembleia paulista.
"É daqui que vão sair as políticas públicas e a legislação que vão subsidiar os processos que usaremos no Estado. Hoje essas políticas são intersetoriais: temos que olhar no âmbito da educação, da assistência social. Esta Casa é fundamental para facilitar a chegada do debate em diversos meios. Aqui no Estado trabalhamos nos últimos anos com um investimento muito forte, estimulando os municípios a abrirem os Caps. Passamos de 211 Caps em 2017 para 523 atualmente", contou.
A deputada Beth Sahão (PT) diz que a reunião na Alesp serve para que o legislativo possa ajudar na elaboração de novas e eficazes políticas públicas. "Neste ano foi criada uma política nacional de enfrentamento e combate ao suicídio, mas que ainda tem poucos reflexos nos estados e portanto, o Estado de São Paulo precisa pensar em políticas públicas para previnir, tratar, cuidar de pessoas que tenham essa tendência. É uma doença mental que precisa ser cuidada e os serviços públicos de saúde precisam estar preparados para isso".
O debate "Vamos falar de suicídio? É possível prevenir?" reuniu gestores, profissionais de saúde mental e representantes do centro de valorização da vida.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações