Araçatuba recebe décima reunião para discutir o orçamento 2020

Audiências Públicas Orçamento 2020 - Araçatuba
30/09/2019 14:37 | Participação popular | Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Perez Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tieza lemos Marques<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240667.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública para discutir o orçamento do Estado para 2020<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Araçatuba é a região administrativa localizada no oeste do Estado de São Paulo com 43 municípios, 673 mil habitantes e é a casa de um dos maiores complexos hidrelétricos do mundo, gerando 47% da energia do Estado.

Na noite de sexta-feira (27/9), foram apresentadas as necessidades da população para o orçamento do próximo ano em uma audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia paulista, naquela cidade. O encontro foi presidido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), que iniciou apresentando dados que mostram as despesas e investimentos nas cidades, focando em Araçatuba. Segundo ele, dados apontam uma queda nos recursos disponibilizados para a região em comparação com o ano de 2018. "O governo deixou de investir R$ 22 milhões, menos dinheiro para a saúde e estradas".

A servidora pública Faustina Amorim levou demandas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe). De acordo com ela, a instituição passa por dificuldades. "O governo precisa fazer sua parte contribuindo com 2% aos cofres do Iamspe que são descontados compulsoriamente dos nossos salários. A Santa Casa de misericórdia rompeu o convênio com o Iamspe, porém ainda não houve solução", comentou.

A vereadora Tieza reforçou a fala sobre o instituto. "Esta demanda que ela traz é séria, complicada. Eles contribuem regularmente e não têm o serviço". Ela também pediu ao governo atenção à área rural, colocando mais estradas para facilitar o serviços. "Sem estrada não é possível haver o mínimo de condições dignas de vida e de produção".

O vereador Carlos Alberto destacou a área da saúde, principalmente com a falta dos remédios de alto custo. "É um problema muito sério, nós vereadores tivemos muitas reclamações com relação a isso".

Ao final, Fiorilo comentou a possibilidade de as emendas originárias das audiências públicas tornarem-se impositivas.


alesp