Demandas antigas da região de Franca são destaque de audiência pública

Audiências Públicas Orçamento 2020 - Franca
30/09/2019 14:43 | Participação popular | July Stanzioni - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Delegada Graciela, Roberto Engler, Cristina Vitorino e Claudinei da Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegada Graciela	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240672.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claudinei da Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristina Vitorino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240674.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegada Graciela, Roberto Engler e Cristina Vitorino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 11ª audiência pública sobre o Orçamento 2020 chegou nesta segunda-feira (30/9) à cidade de Franca, região nordeste do Estado. A região concentra apenas 3,6% da população do Estado com 639.463 habitantes distribuídos em 23 municípios, que são bastante contrastantes entre si. O deputado Roberto Engler (PSB) presidiu o encontro e afirmou conhecer bem as antigas demandas do local. Ele relembrou o que aconteceu ano passado com relação aos pedidos locais. "Muitas demandas aparecem por todo o Estado, como o Iamspe, a melhoria das rodovias. O governador precisa saber dos anseios da população de São Paulo, do que estão reclamando", salientou.

Ele ainda trouxe outra demanda antiga, que protocolou na audiência de hoje: a pavimentação da estrada de terra que liga Franca à cidade de Batatais. "É uma estrada de terra ainda. Desde 2014 estou lutando por essa questão. O projeto está pronto, é apenas executar", acrescentou.

As demandas antigas da região deram o tom ao encontro deste início de semana. Edson Carlos, representante do SindSaúde de SP abriu as falas colocando a situação dos servidores da área. Segundo ele, 60% recebem menos que o piso, de R$ 1.200 por mês.

"Nos últimos cinco anos, a perda inflacionária dos servidores foi de 45%. Temos hoje 60% ou mais destes servidores recebendo abaixo do piso estadual. Por isso, muito deles precisam trabalhar em outros lugares. Nós estamos ganhando menos que o mínimo federal", lamentou.

Outra reinvidicação foi de Marlene Camilo. Uma demanda antiga, que vem aparecendo em todas as reuniões deste ano: a contrapartida dos 2% do Iamspe. Este valor é descontado da folha de pagamento dos servidores, mas não retorna em melhorias para o hospital.

"Estou aqui para pedir socorro. Há dez anos, estou na comissão consultiva mista do Iamspe e solicitamos ao Estado a contrapartida de 2%. Os professores também estão doentes. O Iamspe é nosso, nós pagamos esses 2% e temos uma defasagem de profissionais. Hoje, Franca atende a 23 municípios e a Santa Casa havia parado de atender o Iamspe, depois de algumas negociações, voltou a atender, mas não sei até quando", finalizou.

A reforma do museu histórico de Franca, uma demanda de anos, também entrou na pauta, bem como o pedido de repasse de 3,3 % do ICMS para o Instituto Paula Souza. O encontro é promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo.


alesp