União dos Vereadores do Brasil discute defesa da causa animal


03/10/2019 12:57 | Evento | Maurícia Figueira - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Alexandre Welker Biondo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A União dos Vereadores do Brasil (UVB) realizou nesta quinta-feira (3/10) o segundo Encontro de Vereadores Defensores da Causa Animal. O primeiro foi realizado em 2017.

A ideia da entidade é realizar anualmente esse evento, uma vez em cada Estado.

Um dos palestrantes foi o veterinário Alexandre Welker Biondo, professor da Universidade Federal do Paraná. Biondo definiu quatro pilares para resolução da problemática dos animais sem dono: educação, castração, combate ao abandono e adoção. Segundo ele, hoje em dia o conceito de saúde pressupõe uma associação entre pessoas, animais e meio ambiente. Assim, o bem-estar dos animais reflete na qualidade de vida da população.

O presidente da UVB, Gilson Conzatti, entende que o parlamento municipal está muito presente na comunidade e o tema é saúde pública. "Vários parlamentares estão defendendo a causa animal, não só nas câmaras municipais, mas também nas assembleias legislativas."

Márcia Vida, vereadora de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, pretende criar em sua cidade um fundo municipal de proteção animal. "Sou uma das vereadoras defensoras da causa animal. Estou buscando conhecimento neste encontro, um dos mais importantes realizados pela UVB".

O deputado Delegado Bruno Lima (PSL) ressaltou que as realidades nos municípios são muito distintas entre si. "É importante ouvir cada peculiaridade das cidades para implementarmos políticas públicas que o Estado precisa".

Além do Mato Grosso do Sul, participaram vereadores representando os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.

alesp