Laboratório sobre Orçamento público recebe munícipes na Alesp


10/10/2019 12:43 | Reunião | July Stanzioni - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Visando aproximar a população do Parlamento paulista, a deputada Marina Helou (REDE) promove ciclo de palestras sobre temas relacionados às pautas do legislativo. Em junho, o tema foi a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); em agosto, a população pôde conhecer melhor como funciona o Plano Plurianual (PPA) e, agora em outubro, o tema foi Lei Orçamentária Anual (LOA).

"A ideia é trazer a participação política na concretude. Na LDO, das doze emendas que eu protocolei, oito foram sugeridas pelas pessoas. Queremos dar a oportunidade para que elas possam também destinar parte das minhas emendas. Convidamos pessoas das redes sociais que vieram aqui para entender como funcionam as emendas impositivas, como funciona essa distribuição a participarem efetivamente na escolha de para onde iremos destinar esses recursos", contou a parlamentar.

Daniela Prevot, assessora de orçamento e fiscalização da Rede Sustentabilidade, enalteceu a ideia da gestão em trazer os munícipes para as decisões do gabinete com relação às emendas apresentadas no Legislativo. "Queremos que as pessoas entendam mais essa linguagem do orçamento público e elas se aproximem disso para que também possam cobrar do Governo ações mais efetivas. Hoje tivemos uma aula para entender a estrutura do Orçamento e também tivemos uma dinâmica participativa para as pessoas escolherem parte dos recursos das emendas parlamentares impositivas da deputada Marina", finalizou.

O laboratório do orçamento público tem também o objetivo de possibilitar a cidadãos comuns ajudar na distribuição dos recursos públicos. "Trouxemos também hoje aqui projetos de uma secretaria do Estado para que os participantes possam escolher para onde vão os recursos", acrescentou a deputada.


alesp