Alesp lança Frente Parlamentar em Defesa de Desaparecidos


10/10/2019 15:53 | Evento | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241650.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241651.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira e Paulo Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241652.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241653.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241654.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241656.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De acordo com dados divulgados pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), mais de 12 mil pessoas desapareceram no primeiro semestre deste ano, em São Paulo.

Com base nos dados, o deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) lançou na tarde desta quinta-feira (10/10), uma frente parlamentar que trabalha para defender essas pessoas e desenvolver políticas públicas eficientes para a causa. "O foco final é fazermos políticas e ações que possam facilitar o encontro dessas pessoas. A Assembleia Legislativa chamou para si a responsabilidade de ajudar o Governo do Estado a encontrar pessoas desaparecidas", destacou o parlamentar.

O evento contou com a participação de Ivanise Esperidião Santos, presidente e fundadora da ONG Mães da Sé. Há 23 anos trabalhando na procura de pessoas desaparecidas, a instituição já encontrou mais de quatro mil pessoas em todo o Brasil. "A única ferramenta de busca que temos é através da divulgação em redes sociais. Quando maior for essa divulgação, maior o número de pessoas localizadas", explicou.

Trabalho coletivo

Em maio deste ano, a organização fechou uma parceria com a Microsoft, que disponibilizou um banco de dados com inteligência e reconhecimento facial. "Esse projeto está em fase de finalização e vai facilitar as chances de encontrar essas pessoas, pois apresenta um mecanismo que vai nos trazer um benefício muito grande", afirmou.

Além da divulgação, a ONG Mães da Sé trabalha com atendimentos psicológicos em parceria com outros órgãos como delegacias, Ministério Público e conselhos tutelares. "Nós temos uma ótima relação com esses órgãos, porque cada um tem uma competência. Nosso trabalho é feito de forma coletiva para obtermos maiores resultados", finalizou.

Maria Helena do Nascimento, delegada titular da 5ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas de São Paulo, destacou a importância de registrar quando essas pessoas são encontradas. Segundo a delegada, mais de 9 mil pessoas foram encontradas no primeiro semestre desse ano. "Algumas famílias, após o retorno, deixam de fazer o boletim de encontro e é importante esse registro, pois todas as informações do desaparecido estão bloqueadas no sistema, e com o boletim de encontro são retirados os dados e encerradas as investigações", explicou.

O evento ainda contou com a presença do deputado federal Paulo Teixeira e de autoridades especializadas na causa.


alesp