Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente é lançada na Alesp


11/10/2019 17:59 | Frente Parlamentar | Ines Jordana - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Rodrigo Agostinho e Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Agostinho. Marina Helou, Nilto Tatto e Cláudia Vizoni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no lançamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Franco Montoro foi palco do lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento no Estado. Promovido pela deputada Marina Helou (REDE), o evento contou com a participação de parlamentares e especialistas na área. "Vamos trabalhar com três eixos principais passando por água e saneamento, eco floresta e cidades onde vamos abordar todos os temas ambientais a partir dessas perspectivas", explicou a parlamentar.

A nova frente ganhou espaço na Assembleia Legislativa através de ações que já vem sendo desenvolvidas na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional.

Segundo Nilto Tatto, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o uso de agrotóxicos, a lei sobre o licenciamento ambiental e o saneamento tem liderado as pautas de meio ambiente no Congresso. "É muito ampla a agenda da frente no âmbito nacional. Lançando aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, temos esperança de que todos os ataques à agenda ambiental sejam enfrentados", disse.

Representantes da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) estiveram presentes no evento. "São pessoas de diferentes estados, partidos e visões ideológicas, mas que querem incorporar os princípios, valores e conceitos da sustentabilidade na sua ação cotidiana", explicou Mônica Sodré, diretora executiva da organização.

A Frente Parlamentar Ambientalista conta com o apoio dos deputados estaduais Caio França (PSB), Emidio de Souza (PT), Monica da Bancada Ativista (PSOL), Ricardo Mellão e Sergio Victor (ambos do NOVO)

"Essa Frente Parlamentar carrega a importância do Estado, do Legislativo e da sociedade civil na construção de soluções. A ideia é aprofundar os diagnósticos e pensarmos juntos, sejam em projetos de leis, cobranças de fiscalização do Executivo, projetos da sociedade civil para assim incrementar essas soluções", concluiu a deputada Marina Helou.

alesp