Alesp lança Frente Parlamentar em Defesa da Furp e do Oncocentro


24/10/2019 20:00 | Evento | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Olímpio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana e Primavera Borelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Senhor Urbano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Cirilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão e Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242715.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242716.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública em Defesa da FURP e da Fundação Onocentro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Franco Montoro ficou lotado no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Furp e da Fundação Oncocentro na noite de quinta-feira (24/10). O grupo de trabalho tem a coordenação da deputada Beth Sahão (PT) e foi criado para evitar a extinção das duas fundações.

A Fundação Para o Remédio Popular (Furp) é responsável pela fabricação de diversos medicamentos com baixo custo, enquanto a Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) faz diagnósticos, tratamentos e outros atendimentos para pacientes com câncer.

Durante o lançamento, diversos funcionários das fundações foram convidados a falar sobre a importância do trabalho das instituições. Pacientes que são atendidos pelo Oncocentro também deram seus depoimentos.

"O fato de ter um auditório cheio de pessoas entusiasmadas e com esperança de que o governo do Estado não leve a cabo a destruição da Furp e do Oncocentro já justifica o lançamento desse grupo. Frentes Parlamentares são um importante instrumento de luta, de resistência, de apresentação de propostas, enfim, de ações efetivas que possam buscar objetivos no segmento", explicou Beth. A deputada ainda comentou o modo que a saúde deve ser tratada pelo Poder Público. "É sempre bom lembrar que saúde não é mercadoria, é bem-estar para a população, e isso precisa ser tratado com dignidade", concluiu.

O senador Major Olímpio (PSL) também compareceu ao lançamento da Frente e esclareceu o porquê defende a continuação dos trabalhos pela Fundação Para o Remédio Popular. "Precisamos abrir os olhos sobre o que pode acontecer por conta da ganância e especulação empresarial. É preciso saber quais laboratórios de remédios estão verdadeiramente interessados em que o Estado de São Paulo deixe de produzir medicamentos."

Na mesa do evento, junto à deputada Beth Sahão, participaram os parlamentares Carlos Giannazi, Monica da Bancada Ativista e Marcio Nakashima.

alesp