Segurança alimentar é tema em seminário


31/10/2019 18:55 | Evento | Ines Jordana " Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

José Giacomo Baccarim e Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg243028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Giacomo Baccarim, Márcia Lia, André Luzzi de Campos e Valeria Burity<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg243029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia e André Luzzi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg243030.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Giacomo Baccarim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg243031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg243032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Teotônio Vilela recebeu na quinta-feira (31/10) autoridades e representantes de diferentes setores e conselhos que trabalham em defesa da agricultura, segurança alimentar e nutricional. Promovido pela deputada Márcia Lia (PT), o evento debateu a criação de políticas públicas de combate à fome e a favor da nutrição sustentável, chamando atenção para a quantidade de agrotóxicos utilizados nas lavouras.

"A ideia é fazer um panorama para atualizar como está esse debate na sociedade e, a partir de um diagnóstico, programar mudanças para os próximos meses e período", explicou a deputada Márcia Lia.

Segundo o Ministério da Agricultura, chega a 325 o número de registros liberados para o uso de pesticidas na produção de alimentos. "Discutir segurança alimentar nesse momento histórico do Brasil em que estão desmontando políticas de segurança alimentar e de agricultura familiar é fundamental", concluiu a parlamentar.

No evento, André Luzzi de Campos, representante do Fórum Estadual de Segurança Alimentar, destacou os trabalhos desenvolvidos para a criação de leis que atuam em defesa do sistema de segurança alimentar e nutricional no Estado. "Nosso intuito é manter uma política de defesa da agricultura familiar e a criação de políticas para a água ecologia - que é uma agricultura de base sustentável e também combater o uso do agrotóxico", explicou.

Representando a FIAN Brasil, Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequada, Valéria Torres Amaral Burity, secretária-geral da instituição, apresentou dados sobre o direito à boa alimentação no país. "Qual é a nossa leitura a partir dessa ótica dos direitos humanos, como colocamos uma lente crítica em cima do tema?", questionou.

O seminário foi uma ação da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Regularização Fundiária, coordenada pela deputada Márcia Lia.

alesp