Frente Parlamentar recebe secretária de Desenvolvimento Econômico


04/11/2019 17:47 | Evento | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Patricia Ellen e Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243197.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janete Sarti e João Batista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thainara Faria, Luciano Polazek, Valmir Sá Silva, Patricia Ellen, Paulo Fiorillo, Janete Sarti, João Batista, Frederico Dias e Rosilene Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thainara Faria e Luciano Polazek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira (4/11), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, compareceu ao encontro da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico, coordenada pelo deputado Paulo Fiorilo (PT). A reunião foi para debater os 12 polos de desenvolvimento econômico, plano apresentado pelo Governo do Estado em maio que estabelece projetos de desenvolvimento para cada região do Estado.

Para Patricia Ellen, a criação dos polos é um dos maiores saltos do Estado para reconhecer uma estratégia de desenvolvimento econômico. "Não existe estado ou país bem desenvolvido hoje no mundo que não tenha reconhecido seus clãs de desenvolvimento econômico. A forma de a gente melhorar a competitividade e produtividade da indústria é mapeando e reconhecendo quais são os grandes gargalos para que possam se desenvolver", explicou. Com o plano, cada polo tem seu potencial avaliado, e assim é possível desenvolver medidas para facilitar o avanço em cada área da indústria.

Qualificação de mão de obra, melhorias na infraestrutura, desburocratização, simplificação tributária e investimentos em tecnologia e inovação são alguns dos pontos que serão buscados por meio de ações do governo. "Todos esses potenciais gargalos têm que ser resolvidos, e para isso precisamos entender melhor as cadeias produtivas. Isso que fizemos com os polos econômicos, que são 12 no total, cobrem mais de 400 municípios em São Paulo", disse Patricia.

O deputado Paulo Fiorilo justificou o encontro. "A ideia é que a frente possa aglutinar os prefeitos e vereadores para entender o projeto do governador sobre os polos de desenvolvimento. Queremos discutir com a secretaria as iniciativas do governo do Estado", comentou. Durante a reunião, também foi apresentado o planejamento econômico para o Vale do Ribeira, programa conhecido como "Vale do Futuro". A proposta irá destinar 2 bilhões para investir na região. Prefeitos de cidades como Barra do Chapéu e Itapirapuã Paulista, ambas da região do litoral sul, compareceram à Alesp para entender melhor as propostas.

alesp