Evento debate sustentabilidade e detenção de brigadistas em Alter do Chão
Convidados pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), representantes de organizações em defesa do ecossistema e moradores de Alter o Chão (PA) discutiram nesta segunda-feira (17/12) a prisão dos quatro brigadistas, acusados de atear fogo em parte da floresta amazônica. Também foi debatido o impacto da indústria na floresta.
O advogado do Instituto Humanidades de Direito e Democracia (IHUDD), Hugo Albuquerque, explicou que os problemas ambientais são de interesse do país como um todo. Segundo ele, o Estado de São Paulo é o grande responsável pelo desmatamento e destruição da Amazônia: "as empresas são sediadas aqui", alegou.
Também participou o artista plástico e morador da região, José Roberto Aguilar, que relatou os motivos para que ele e as entidades lutem contra detenções como a dos ativistas em Alter do Chão. Segundo ele, a luta é "contra a injustiça e uma determinada filosofia anti-humanista".
O deputado Carlos Giannazi falou sobre a situação política e climática do Brasil e afirmou que "lutar por direitos e defender a natureza" é considerado crime nos dias atuais. Ele também defendeu que a Alesp "provoque" outros poderes para defender as causas ambientais.
No mesmo dia, o juiz Alexandre Rizzi, da 1ª Vara Criminal de Santarém, no Pará, responsável pelo inquérito, negou o pedido do Ministério Público Federal de ter acesso às investigações contra os quatro brigadistas, presos por dois dias por ordem do próprio magistrado.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições