ILP oferece cursos gratuitos à população no mês de março


28/02/2020 20:06 | Programação | Luiz Rheda - foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cumprindo seu importante papel na formação, produção de conhecimento e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Público, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) disponibiliza uma série de cursos abertos e gratuitos para a população no mês de março. Para se inscrever, basta acessar a página do ILP no portal da Alesp.

A palestra "Democracia no cotidiano: deliberação cidadã", está agendada para a manhã do dia 3/3 e conta com 50 vagas, vai discutir propostas inovadoras que aproximam minorias, juventude e cidadãos comuns das tomadas de decisões políticas. Ainda na ocasião, serão debatidos os desafios de iniciativas como a do Conselho Cidadão de Fortaleza.

No dia seguinte, 80 pessoas poderão participar da segunda aula do ano sobre o relacionamento entre os países durante grandes conflitos. Com o tema "A evolução da geopolítica nas guerras mundiais e na guerra fria", o encontro discutirá a reconfiguração da política global entre os anos de 1914 e 1945, a desintegração do mundo bipolar e os grandes conjuntos geopolíticos contemporâneos.

Para debater propostas capazes de superar o atual quadro de violência, o seminário "Lei Maria da Penha: como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?" oferece 150 vagas para o público em geral.

O evento, que será realizado no dia 9/3, é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e marcará o lançamento de uma exposição que leva o mesmo nome do seminário. A mostra, produzida juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, conta com 20 desenhos feitos por estudantes da rede pública de ensino.

Finalizando a série de palestras sobre geopolítica, o ILP oferece uma aula com o tema "O conceito de realismo na política internacional: os pensamentos de Carr e Morgenthau". Desta vez, o encontro será no dia 18/3, às 15h e conta com 64 vagas para os interessados.

No dia 26/3, o evento "Indústria 4.0 " A nova revolução industrial e seus avanços", que faz parte do ciclo desenvolvido pelo ILP em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), disponibiliza 260 vagas para quem deseja conhecer mais sobre o surgimento de novas tecnologias que proporcionam ganhos de produtividade e qualidade para empresas e geram novos modelos de negócios.

Por fim, a jornada "Muito além da visão", prevista para o último dia do mês, contará com um painel de debates sobre a baixa visão. A atividade foi elaborada em parceria com o Instituto Rubem Alves e a Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiências. No total, são 100 vagas oferecidas para o público em geral.

alesp