Seminário discute direitos das crianças com autismo


10/03/2020 18:32 | Evento | Luiz Rheda - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Deborah Kerches, Carla Bertin e Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247658.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Carla Bertin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Trastorno Espectro Autista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira (10/3), foi realizado na Assembleia Legislativa um seminário para debater os direitos e a importância dos pais na criação dos filhos com transtornos do espectro autista. O encontro, que aconteceu no auditório Paulo Kobayashi, contou com a presença de autoridades, membros de sociedade civil e especialistas no assunto.

Atualmente, o país não conta com estatísticas oficias sobre a quantidade de brasileiros que possuem o transtorno. No entanto, de acordo com o Censo Escolar de 2019, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de alunos com espectro autista que estão matriculados em classes comuns no Brasil aumentou 37,27% em um ano.

Em 2017, cerca de 77 mil crianças e adolescentes com autismo estudavam na mesma sala que pessoas sem deficiência, número que subiu para 105 mil alunos no ano seguinte.

Para a deputada Valeria Bolsonaro (PSL), organizadora do evento, o seminário contribui significativamente para divulgação da causa. "Realizar debates como esse em espaço público é importante para informar as pessoas. Aqui, todas vão saber sobre os seus direitos, onde procurar ajudar e como criar os seus filhos da maneira adequada", explica a parlamentar, que também é coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante o encontro, foi lançado um aplicativo que traz informações sobre o autismo. Nele, será possível fazer testes de triagem em crianças com o transtorno e descobrir quais as áreas de desenvolvimento estão em atraso e merecem mais atenção.

"O objetivo é que os pais encontrem no aplicativo a grande maioria das informações que eles precisam para entender ajudar seus filhos", explica Carla Betin, idealizadora do projeto Autismo Legal.

A nova plataforma contará também com uma agenda de eventos sobre o autismo que será listada de acordo com o local de residência da pessoa que fizer a consulta.


alesp