Deputados apresentam projetos contra o novo coronavírus
Com o aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil e no mundo, parlamentares da Assembleia Legislativa apresentaram, nos últimos dias, diversos projetos de lei que buscam combater a propagação do novo coronavírus em todo o Estado.
Uma das iniciativas que devem ser analisadas pelos deputados é a criação da Política de Sanitização de Ambientes, proposta no Projeto de Lei 69/2020. A ideia é que locais fechados, em que haja circulação ou aglomeração de pessoas, passem por limpeza em paredes, teto e móveis para diminuir a proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde.
O deputado Thiago Auricchio (PL), que é autor do projeto, explica que "a pandemia que enfrentamos atualmente só reforça a necessidade de estabelecermos diretrizes para a limpeza mais intensa de ambientes por onde passem muitas pessoas".
Ainda com foco na prevenção, outras propostas tratam do fornecimento de álcool em gel, muito usado na limpeza das mãos e objetos, para a população.
A deputada Beth Sahão (PT) é autora do Projeto de Lei 102/2020, que permite que o governo do Estado forneça o material para famílias de baixa renda. Já o deputado Caio França (PSB) apresentou o Projeto de Lei 80/2020, que prevê a distribuição da substância no transporte intermunicipal de todo o Estado.
De forma semelhante, uma terceira proposta, de autoria do deputado Adalberto Freitas (PSL), obriga estabelecimentos comerciais como restaurantes, supermercados e shoppings, a fornecerem álcool em gel para os consumidores.
Para ele, o Projeto de Lei 57/2020 deve contribuir para a redução de mortes causadas por agentes infecciosos. "Não se pode perder de vista que atos simples, como a desinfecção das mãos com frequência, possam salvar muitas vidas", explica, ao relembrar o surto causado pelo vírus H1N1, que antecedeu o Covid-19.
Com o rápido aumento no número de infectados e mortos pelo novo coronavírus, e após a Organização Mundial da Saúde ter declarado haver uma pandemia causada por ele, diversos países fecharam suas fronteiras e companhias aéreas tiveram que cancelar viagens que já estavam marcadas.
Para resguardar o direito do consumidor que comprou o bilhete de embarque e não pôde fazer a viagem em razão da propagação da doença, o deputado Altair Moraes (Republicanos) protocolou o Projeto de Lei 115/2020.
De acordo com a proposta, será proibida a cobrança de qualquer taxa ou multa ao passageiro que optar pelo reagendamento ou cancelamento da viagem. Nesse último caso, o consumidor deverá ser ressarcido com o valor integral pago no ato da compra.
Nas situações em que os servidores públicos tiverem de ficar em quarentena devido a pandemia, o Projeto de Lei 106/2020 garante a todos o abono pelos dias faltados no serviço. A medida permite ainda a modalidade de trabalho home office, em que o funcionário pode desempenhar suas atividades de casa.
O deputado Carlos Giannazi (PSOL), que é autor do projeto, explica que o objetivo é igualar o direito dos servidores públicos estaduais ao da iniciativa privada.
"No setor privado, a legislação federal já prevê e assegura a frequência e o abono de falta para os trabalhadores que, acometidos ou suspeitos de portar a doença, tenham que ficar em isolamento", explica, ao comentar que servidores públicos tem contato diário com milhares de pessoas.
Esses e outros projetos que tratam do tema precisam ser analisados agora pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que irá verificar sua validade no ordenamento jurídico federal e estadual.
Sendo aprovado por esta e pelas comissões temáticas, pelas quais devem tramitar, os projetos poderão ser levados a plenário para votação.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições